Lenda da Seleção Brasileira solta o verbo sem filtro e consegue revoltar uma cidade inteira

Oscar Schmidt, ídolo da Seleção Brasileira de Basquete, causou polêmica na última semana após fazer uma declaração ofendendo a cidade de Franca, em São Paulo. A fala aconteceu em participação no “Ticaracaticast”, na última quinta-feira (2).

Se você joga para eles, é Deus. Se você é contra eles, é ódio“, começou Schimidt que lembrou de partidas no Ginásio Pedrocão com grande presença da torcida e clima hostil. Na sequência, lembrou quando recebeu um convite para cuidar da equipe do Franca e, na fala, disparou críticas à cidade.

Ao ponto de Franca pedir pra eu tomar conta do time. Sabia disso? Pediram pra mim tomar conta do time deles, porque eles queriam patrocínio, lógico. (…) Aí eles chegaram ao ponto de me entregar o time. Eu falei, não. Não vou fazer isso, fica com o de vocês que eu fico com o meu em São Paulo. Imagina eu ir pra Franca, p… lugar de m…, começa por aí“, disse.

A declaração causou revolta em toda a cidade, inclusive em Helinho Garcia, técnico do Franca Basquete. Nas redes sociais, o profissional lamentou a declaração de Oscar Schmidt.

Eu vi algumas declarações infelizes feitas pelo senhor Oscar Schmidt e eu lamento profundamente, fiquei triste e decepcionado, porque, além de eu amar Franca, Franca é uma cidade que tem uma pujança gigante na área industrial, empreendedorismo na área comercial, é uma cidade extremamente acolhedora, uma população. Não é à toa que jogadores que vão jogar em Franca, alguns se casam e outros que já são casados até escolher Franca para viver o resto da vida“, disse o treinador, enquanto estava no chile com a comissão técnica da Seleção Brasileira nos jogos Pan-Americanos.

Após a repercussão negativa, o ídolo da Seleção Brasileira pediu desculpas por meia de sua assessoria de imprensa:

Naquele momento, estava me referindo a situações especificais, vividas dentro de quadra, e jamais a cidade de vocês; para falar a verdade, se mais cidades fossem como Franca, o nível do basquete brasileiro seria muito maior“, diz um trecho do comunicado.

Na última terça-feira (7), antes do duelo diante do Corinthians pelo NBB (Novo Basquete Brasil), o Franca utilizou camisas em homenagem a cidade durante o aquecimento da partida no Pedrocão.