Joia do São Paulo deixa Endrick no chinelo e tem multa de cair o queixo

Uma nova joia pode estar surgindo no futebol brasileiro, desta vez nas categorias de base do São Paulo. Trata-se do atacante Ryan Francisco, de 16 anos.

O garoto tem média de gols superior ao do atacante Endrick, do Palmeiras, na equipe sub-17 e o Tricolor correu contra o tempo para assinar um contrato profissional com o jogador.

Joia do São Paulo

A expectativa é explicada pela temporada 2023 de Ryan. Nos oitos jogos que ele disputou no campeonato paulista sub-17 foram 18 gols marcados. Isso corresponde a uma média de 2,25 gols por jogo.

Os números superam os de Endrick no paulista sub-17 do ano passado. O atacante alviverde disputou seis partidas e anotou oito gols. A média do jogador vendido ao Real Madrid por quase R$ 400 milhões foi 1,13 gol por jogo.

Ryan ganhou os holofotes do São Paulo no fim de maio, após a partida contra o Oeste. Em 54 minutos em campo, o garoto marcou cinco gols.

Com isso, a diretoria logo se movimentou e propôs um contrato profissional para o jogador. Ele assinou até janeiro de 2026 com o Tricolor e sua multa rescisória é de 60 milhões de euros (quase R$ 312 milhões).

Curiosamente, Ryan começou a jogar futebol na base do Palmeiras. Ele fez parte dos times sub-11 e sub-13 do clube e venceu diversos títulos, mas não teve número de gols expressivos.

Após sair do alviverde, o atacante foi para o Ska Brasil, onde se destacou ao marcar 11 gols em 13 partidas. Ele foi contratado pelo São Paulo no ano passado.