Jogadores do Brasileirão se uniram e deram título nada agradável para Anderson Daronco

Numa eleição controversa, o árbitro Anderson Daronco foi o grande vencedor da edição de 2022 do Pesquisão UOL. Democrática e contraditória, a votação consagrou Daronco tanto como o melhor quanto o pior árbitro do Brasil, sendo apontado com uma margem de 27% dos votos em ambas as categorias.

Apesar de ser uma figura polêmica, Daronco mostrou presença no campo, conduzindo nada menos que 39 partidas, incluindo duas semifinais da Copa do Brasil naquele ano. Dessa forma, ele emergiu como um dos árbitros mais atuantes do território nacional em 2022.

A votação contou ainda com outros dois nomes de peso ocupando o pódio dos melhores. Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio foram os escolhidos pela CBF para representar o Brasil na Copa do Mundo, sendo que Sampaio esteve no comando da partida de quartas de final entre França e Inglaterra.

Raphael Claus, além de estar entre os melhores, também conquistou seu lugar entre os piores árbitros com 13% dos votos. Flávio Rodrigues de Souza completa o pódio da eleição que abarcou dez árbitros.

Qual foi o resultado dos jogadores?

No cenário dos jogadores, Vinícius Jr. foi considerado o melhor jogador brasileiro do ano segundo o Pesquisão UOL 2022. Já Gustavo Scarpa destacou-se como o melhor jogador do Brasileirão. O Palmeiras, time de Scarpa, foi considerado o melhor time do Brasil, superando o Flamengo. Gabigol, por sua vez, levou o título nada honroso de jogador “mais chato”.

O Pesquisão UOL é uma consulta anônima realizada com jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro. As respostas, recolhidas até o dia 22 de dezembro de 2022, proporcionam um balanço de como foi o ano dentro e fora dos campos, refletindo a opinião dos jogadores em diversas categorias, como melhor jogador, melhor árbitro, mais bonito, entre outras. Em 2022, 26 jogadores participaram da pesquisa.