Inglaterra tem atitude inesperada e abre mão de vaga na Eurocopa 2028

A Uefa definiu nesta terça-feira (10) as sedes das duas próximas edições da Eurocopa após 2024. A edição de 2028 será realizada na Irlanda e no Reino Unido e a de 2032 na Itália e na Turquia.

Apesar de ganhar uma vaga como país sede, a Inglaterra não pretende utilizar o “presente”.

Inglaterra e Eurocopa 2028

O Reino Unido é formado por Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Ou seja, todos esses países têm vaga garantida na Eurocopa de 2028 por estarem recebendo o torneio.

Porém, a Federação Inglesa de Futebol (FA) optou por não utilizar essa vaga. Os dirigentes informaram à Uefa que desejam que a seleção conquiste a classificação assim como as outras.

O motivo para realizar o movimento é que, desse modo, a Inglaterra ficará mais bem preparada para a Euro, tendo o objetivo de se classificar nas Eliminatórias. Além disso, a Federação alegou que teria dificuldade em realizar amistosos competitivos com outras seleções, já que a maioria estaria focada na Euro.

A Inglaterra será o país que mais receberá jogos na Euro de 2028. Cinco cidades do país foram escolhidas como palcos do torneio: Birmingham, Liverpool, Londres, Manchester e Newcastle.

As outras sedes são Belfast (Irlanda do Norte), Glasgow (Escócia), Cardiff (País de Gales) e Dublin (Irlanda). A partir das semifinais, os jogos serão todos disputados no estádio de Wembley.

O principal palco do futebol inglês também voltará a receber a final. Na edição de 2021, Wembley presenciou o duelo entre Itália e Inglaterra pelo título da Euro, conquistado pelos italianos nos pênaltis.