Conheça a história do Londrina Esporte Clube

O Tubarão é um clube de futebol que possui sua sede na cidade de Londrina, que se encontra na região norte do estado do Paraná. A história do Londrina, apesar de ser “mais recente” comparadas aos outros grandes nomes do futebol paranaense, torna o clube um dos principais nomes do futebol de seu estado. 

A trajetória do Tubarão no futebol começou durante a década de 50, quando a grande maioria dos clubes brasileiros já tinham começado suas atividades no esporte. Mas foi justamente por essa atividade que a história do Londrina começou. 

Apesar de ter “apenas” 67 anos de existência, o Tuba possui diversos títulos em sua galeria de troféus. O mais importante é a taça do Campeonato Brasileiro da série B, conquistada em 1980.

Outro grande troféu que está na história do Londrina é o título da Primeira Liga, na temporada de 2017. Para aqueles que não se recordam, a Primeira Liga foi um torneio criado por clubes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Sul do Brasil.

Além disso, o Londrina é Pentacampeão estadual, tendo a sua última conquista recentemente, na temporada de 2021. Sem dúvidas a história do Londrina conta com um forte tradicionalismo e uma busca incessante para se tornar um dos grandes nomes de seu estado. 

Sem mais delongas, conheça agora a história do Londrina Esporte Clube, um dos principais nomes do futebol paranaense. 

O jogo que deu início a um novo clube

Pouco antes de se mudar para a cidade de Londrina, José Luciano de Andrade, principal nome da história do Londrina, vivia na cidade de Rolândia. Por lá, José e seu irmão Luiz fundaram um dos primeiros clubes profissionais de futebol da região norte do Paraná, o Nacional. 

Já morando na nova cidade, José tomou conhecimento que seu clube iria disputar uma partida contra o grande Vasco da Gama. Andrade então decidiu acompanhar o evento pessoalmente e viajou para a sua antiga cidade. 

A viagem valeu a pena, já que José assistiu uma grande partida do Nacional, que bateu o Vasco pelo placar de 3 a 2. Inspirado pelo resultado e empolgado mais uma vez com o futebol, José chegou ao seguinte questionamento: 

“Se Rolândia pode ter uma equipe capaz de enfrentar o Vasco em condições de igualdade, por que não poderia acontecer o mesmo em Londrina?”

A frase foi discutida com Wallid Kauss, médico e amigo de Andrade, durante a refeição em um restaurante. O debate foi discutido no local e hora exatas, já que o dono do restaurante, Pietro Calloni, fanático por futebol estava presente. 

José então estendeu a conversa à Pietro, que escutou atentamente a ideia e apoiou de imediato. Alguns dias depois, um quarto membro veio a ocupar outra cadeira desta mesa, um gerente do Banco do Brasil chamado Paulo Schmidt, que sugeriu o nome Londrina Futebol Clube, que rapidamente foi adotado pelos outros três membros da mesa. 

A história do Londrina começou a se espalhar rapidamente pela cidade, fazendo com que em duas semanas fossem necessárias reservar duas mesas para as reuniões do novo clube. 

Devido ao grande interesse de todos os envolvidos, não demorou para que o Londrina Futebol Clube fosse oficialmente inaugurado. No dia 5 de abril de 1956, foi escrita e decretada a primeira ata do mais novo clube da cidade de Londrina. 

O ponta pé inicial para a história do Londrina

Após visitar diversos clubes de diferentes estados recrutando jogadores para compor seu elenco principal, o Tubarão conseguiu estar apto a disputar seu primeiro jogo em sua trajetória no futebol. O primeiro adversário do clube foi a Portuguesa Londrinense, que era um dos melhores times de futebol amador da cidade. 

Foi somente no dia 24 de julho de 1956 que o Londrina usou pela primeira vez seu característico uniforme azul e branco. O uniforme foi utilizado pela primeira vez diante do Corinthians, em um amistoso, o placar foi de 1 a 1. 

Demorou um pouco, o time já tinha ficado com o vice-campeonato algumas temporadas antes, até que na temporada de 1962 o primeiro título chegou. O Tubarão teve que vencer a Série Norte para disputar o triangular final.

A grande decisão da Série Norte foi disputada contra o Apucarana. Na época, a decisão era disputada em “uma melhor de 4 pontos”, onde quem atingisse primeiro os quatro pontos, era o vitorioso.

Foram jogos intensos, onde ambos ficaram empatados com três pontos, mas o Londrina conseguiu levar a melhor no jogo decisivo jogando em casa e se classificou para a grande decisão. 

O triangular final contava com o Coritiba, campeão do Sul, Cambaraense, campeão do Norte Velho, e o próprio Londrina. Após mais uma série de jogos emocionantes e uma goleada de 4 a 2 contra o Coritiba na penúltima rodada, o Tubarão conquistou o primeiro título da história do Londrina.

O passar dos anos para o Tubarão

Com o passar dos anos, a história do Londrina foi ganhando novos capítulos, como o título da série B do Campeonato Brasileio, em 1980, os outros quatro títulos do Campeonato Paranaense e muito mais! 

Apesar de tudo, a história do Londrina mostra que o time da região norte do Paraná é sim um dos mais tradicionais de seu estado. Durante um bom tempo de sua trajetória no futebol, o Tubarão esteve presente entre as principais ligas nacionais. A expectativa é que o clube retorne a sua melhor fase, escrevendo um novo capítulo na história do Londrina.