Guerra prejudica futuro de ex-Corinthians na Europa

Ex-Corinthians, Malcolm vive seu melhor momento da carreira e disfruta de sua fase mais goleadora, sendo ele o grande nome do Campeonato Russo. No entanto, por conta da guerra entre o país europeu e a Ucrânia, o sucesso do brasileiro passa despercebido. A liga russa não está sendo transmitida na grande parte do Velho Continente e os clubes locais foram excluídos de competições da UEFA, como a Champions League, como forma de boicotar o governo russo por conta dos ataques aos ucranianos.

Malcom já tem um novo recorde pessoal de gols em uma única temporada, além de estar muito próximo de ser pela primeira vez o artilheiro de uma liga nacional. Tudo indica que o brasileiro poderá ser escolhido como o melhor jogador da Rússia em 2022/23.

Contudo, o boicote a tudo que parte do território russo desde que as tropas de Vladimir Putin entraram em conflito com a Ucrânia, em fevereiro de 2022, provocou a paralização das transmissões da Premier League da Rússia na maior parte da Europa, além da exclusão dos clubes do país das competições europeias.

Desta forma, quase ninguém do Ocidente pôde acompanhar os 25 gols marcados por Malcom nesta temporada pelo Zenit, da Rússia, somente os torcedores locais. A melhor marca do ex-corintiano era de 12 tentos em um ano, que alcançou quando jogou no Bordeaux, da França.

Temporada de Malcolm, ex-Corinthians

Pelo Campeonato Russo, Malcolm já foi às redes em 22 oportunidades. Desde 2012, quando o marfinense Seydou Doumbia anotou 28 gols, um jogador não apresentava números tão altos na artilharia do torneio.

Além disso, no atual Campeonato Russo, o brasileiro pela primeira vez na carreira anotou quatro gols em um mesmo jogo, quando foi o grande nome da vitória do Zenit, por 5 a 1, diante do Krylya Sovetov, na semana passada.

Além do Malcolm, outros brasileiros também jogam no time russo, como os zagueiros Robert Renan e Rodrigão, o lateral esquerdo Douglas Santos, capitão do time, o meio-campista Wendel e os meias-atacantes Claudinho e Gustavo Mantuan.

Zenit já é o campeão russo da temporada, com 13 pontos de vantagem para o CSKA Moscou, e faltando 4 rodadas para o término do torneio.