Goleiros da Premier League estão sofrendo um sério problema na atual temporada

Na última semana, Emiliano Martinez conquistou o Troféu Yashin, consagrando-o como o melhor goleiro do mundo após excelentes 12 meses, durante os quais ajudou a Argentina a vencer a Copa do Mundo. A curiosa ironia foi que ele marcou um gol contra cômico contra o Luton Town, um dia após receber seu prêmio, quando uma tentativa fracassada de recuo de seu companheiro de equipe, Ezri Konsa, acertou a trave, bateu na cabeça de Martinez e caiu dentro do gol.

Esse gol contra não foi erro de Martinez e não custou pontos para o Villa. No entanto, curiosamente, foi a segunda vez neste ano que ele foi creditado com um gol contra. Ele fez algo semelhante contra o Arsenal em fevereiro. Assim, Martinez, o goleiro do ano, também se torna o rosto do fenômeno crescente do gol contra de goleiro.

Este ano, houve oito gols contra marcados por goleiros da Premier League, um número alto, em comparação com apenas um gol contra marcado por um goleiro em todo o ano de 2015. Mas o futebol é medido de acordo com as temporadas, e não anos civis. Portanto, o número de gols contra de goleiros (GCGs) marcou um aumento significativo nesta última década.

Por que os GCGs estão aumentando?

Uma suposição é de que com as bolas modernas e uma melhor técnica de chute, os chutes são certamente mais poderosos do que no passado. Ou seja, há simplesmente uma probabilidade maior de que o chute forte atinja o travessão, o goleiro e entre.

Além disso, os goleiros modernos são melhor treinados e geralmente mais altos, cobrindo com mais eficácia a largura total do gol. No entanto, esse tipo de gol contra não explica totalmente o aumento nos GCGs.

Quais são as outras maneiras pelas quais os GOGs estão sendo marcados?

Três dos cinco gols contra da última temporada foram chutes baixos ou cruzados de ângulos estreitos que desviaram no goleiro. Essas situações são mais prováveis, devido à tendência moderna de fazer jogadores correrem por trás nos canais e tentarem cruzamentos para os corredores em avanço. Essa é claramente uma tática mais comum do que há 20 anos, quando cruzamentos de zonas mais amplas eram mais populares.

Então, embora haja várias possíveis explicações para o aumento dos gols contra de goleiros, não há uma resposta única. O que é certo, porém, é que os goleiros estão cada vez mais presente na lista de autores de gols, mas infelizmente, no lado errado.