Gerson passa por cirurgia e está fora do Flamengo

Grande promessa do futebol brasileiro, o meia flamenguista Gerson está presente nos noticiários esportivos. A notícia, entretanto, não envolve suas atuações em campo, mas sim uma situação relacionada à sua saúde.

O Flamengo, último dia 1º, informou que em Gerson foi diagnosticado um problema congênito no ureter do rim esquerdo. Este mal caracterizado na medicina como estenose uretral, será corrigido através da realização de uma cirurgia marcada para esta sexta-feira.

Estenose Uretral: Entenda o problema

A estenose uretral é um problema caracterizado pela formação de tecido que cicatriza e estreita o ureter, provocando dificuldades na micção e a hidronefrose renal. Em alguns casos, o paciente também pode apresentar infecções urinárias constantes. Existem duas causas principais para a estenose: a congênita e a decorrente de infecções prévias. No caso de Gerson, a origem é a congênita, ou seja, o meia nasceu com este problema.

Para tratar a estenose ueretral, Gerson será submetido a um procedimento denominado de pieloplastia, a ser realizado pelo Dr. Renato Muglia, no hospital Copa Star. Em adultos, como é o caso do jogador, a cirurgia é feita de forma minimamente invasiva, sem necessidade de uma incisão grande, acelerando assim a recuperação do paciente. Durante o período de recuperação, um cateter será colocado para facilitar o esvaziamento do rim.

Recuperação e tempo fora dos gramados

De acordo com a medicina, um procedimento de pieloplastia em adultos requer de um a dois dias de internação no pós-cirurgia. O cateter, por sua vez, deve ficar no paciente por um período que pode chegar a 30 dias.

Após a cirurgia, é recomendado um repouso domiciliar de pelo menos um mês, durante o qual o paciente deverá usar medicamentos. A previsão para o retorno de Gerson aos gramados é apenas para o meio de abril ou início de maio, pois o atleta também precisará passar por uma reabilitação física após o procedimento.

Nesse sentido, o Flamengo deve sentir a baixa do jogador em diversas partidas, o que já vem ocorrendo desde o jogo contra o Boavista, pela nona rodada do Campeonato Carioca. Resta aos torcedores do rubro-negro desejar forças a Gerson e aguardar pelo seu retorno aos campos para poder vibrar com os passes precisos e gols do seu camisa 8.