Foi cravado: Brasileirão tem o primeiro rebaixado após resultados da rodada

No último sábado (4), Atlético-MG e América se enfrentaram pela 32ª rodada do Brasileirão, em Uberlândia, em busca de diferentes objetivos. Para o Galo, a maior motivação do ano é seguir em busca da vaga para a Copa Libertadores da América, enquanto para o Coelho, a vitória seria um importante suspiro na Série A. O empate em 1 a 1, no entanto, complicou a vida das duas equipes.

De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Matemática da UFMG, o América já é considerado o primeiro clube rebaixado para a Segunda Divisão. O Coelho é o lanterna do Campeonato Brasileiro, acumulando 21 pontos em 32 rodadas. Ao todo, alcançou quatro vitórias, nove empates e 19 decepcionantes derrotas. A confirmação chegou após o empate.

Vale ressaltar que Vasco da Gama e Santos, clubes que brigam para se livrarem do rebaixamento, ainda atuarão nesta segunda-feira (6). O América possui 16 pontos a menos que o Cruzeiro, o primeiro time de fora do Z4, garantindo a 16ª posição, com 37 pontos. O Peixe e o Bahia também acumulam 37, no entanto, em 15° e 14°, respectivamente. A situação da equipe celeste também preocupa o torcedor.

Clubes analisam possibilidade sobre a Série B do Brasileirão

O Goiás, dono da 17ª posição, completou 35 pontos após a vitória em 1 a 0 sobre o Coritiba, importante resultado na tentativa de se distanciar do Z4. O Vasco, por sua vez, dono da 18ª posição, acumula 34, mas enfrentará o Botafogo nesta segunda-feira (6). O Fogão é o líder do Campeonato Brasileiro, dono de 59 pontos, mas tem proporcionado tropeços que chamam a atenção.

Ainda de acordo com a pesquisa feita pela UFM, as porcentagens da possibilidade de rebaixamento são: América – 100%, Coritiba – 99,88%, Goiás – 76,9%, Vasco da Gama – 55,6%, Bahia – 22,5%, Cruzeiro – 19%, Santos – 14,4%. Vale ressaltar que o time celeste vive o ano de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, mas não tem provado uma evolução evidente na tentativa de permanência.