Fluminense pode perder pontos na Libertadores pelo doping do zagueiro Manoel?

O zagueiro Manoel foi suspenso pela Conmebol após a goleada por 5 a 1 do Fluminense sobre o River Plate, pela Copa Libertadores da América. O jogador foi pego no exame antidoping, onde um exame apontou a presença de ostarina em seu sangue.

O defensor já pediu a contraprova do exame e o jurídico do Flu vai atuar em sua defesa para tentar reverter a pena. A audiência, segundo o time carioca, está marcada para o dia 28 de junho, uma quarta-feira. O clube divulgou uma nota na última segunda-feira (19) sobre o ocorrido, confira abaixo:

NOTA OFICIAL: A Conmebol suspendeu provisoriamente o zagueiro Manoel, por suposta presença da substância ostarina em exame antidoping realizado após a partida contra o River Plate-ARG, no dia 02/05, no Maracanã. O atleta requereu a contraprova da amostra. O clube disponibilizou seu departamento jurídico para auxiliar o jogador em sua defesa. A primeira audiência foi marcada para o dia 28/06.

Fluminense pode perder pontos por doping em seu elenco?

Muitos se perguntam se, além do atleta, o clube também pode acabar punido por escalar um jogador com substâncias proibidas em uma partida. A resposta é não. Apenas o jogador em questão é quem sofre a penalidade.

Para que um processo seja aberto contra o clube, é necessário que dois jogadores sejam pegos no exame antidoping em uma mesma competição. O motivo para isso é que não há como controlar a alimentação e nem o que um elenco inteiro ingere.

Por fim, neste caso, o Fluminense não será denunciado e nem punido pela Conmebol.