Fifa passa vergonha e comete erro jamais visto em Copas do Mundo

Nesta quarta-feira (16), a Copa do Mundo Feminina descobriu suas duas finalistas. Após vencerem suas adversárias, Espanha e Inglaterra disputarão o primeiro título de seus países na modalidade feminina. Entretanto, o jogo da Fifa, que custuma prever o campeão das competições, acabou não se dando bem na simulação deste mundial.

Sobretudo, a empresa EA Sports, produtora dos jogos Fifa, costuma acertar os finalistas da edições da copa do mundo. Ao contrário do que geralmente acontece no mundial masculino, dessa vez não deu nada certo com a Copa do Mundo Feminina. Em resumo, no chaveamento produzido pelo jogo, Estados Unidos e Alemanha brigariam pelo título na grande final.

Todavia, a Fifa conseguiu errar não somente a seleção campeã, como as duas finalistas. De acordo com o chaveamento, os Estados Unidos levariam o quinto troféu da competição. No entanto, as americanas foram elimadas da competição diante da Suécia, nas oitavas de final. Já a Alemanha caiu na fase de grupos.

É válido ressaltar que a projeção foi realizada após a simulação das 64 partidas, utilizando alta tecnologia originária de inteligência artificial do videogame. Os recursos tecnológicos foram recebidos pela Fifa no final de julho, incluindo as 32 seleções participantes da competição.

Apesar do erro antes jamais visto, não dá para negar a precisão do Fifa na Copa do Mundo Masculina. Nas últimas quatro edições a tecnologia conseguiu acertar todos os campeões com antecedência. Em 2010 a campeã foi a Espanha. Em 2014 foi a vez dos alemães levantarem a taça. Em 2018 a França foi a felizarda e em 2022 a Argentina faturou o título.

Final da Copa do Mundo

Após finalizar a fase de grupos em primeiro lugar, a Inglaterra se destacou como uma das favoritas ao título. Sobretudo, as inglesas eliminaram a Nigéria nas oitavas de final, a Colômbia nas quartas e a Austrália na semifinal.

Por outro lado, a Espanha terminou na segunda colocação na fase de grupos com seis pontos, ficando atrás apenas do Japão, com nove. Como resultad da boa campanha, as espanholas venceram a Suíça nas oitavas, a Holanda nas quartas e a Suécia na semifinal.

No mais, a final da Copa do Mundo Feminina já tem horário e local definidos. Em resumo, neste domingo (20), Espanha e Inglaterra brigam por seu primeiro título do mundial às 07h (Horário de Brasília), no Accor Stadium, em Sydney.