Eurocopa de 2028 terá partidas em estádio abandonado, tomado por mato

A Uefa definiu na última terça-feira (10) as sedes das Eurocopas de 2028 e 2032. A edição de 2028 será realizada no Reino Unido e na Irlanda e a de 2032 na Itália e na Turquia.

Para a primeira competição após a Euro de 2024, dez estádios serão palcos das partidas, distribuídos entre os países sede. Atualmente, um dos estádios está abandonado.

Estádio abandonado Eurocopa 2028

Trata-se do Casament Park, localizado na cidade de Belfast, na Irlanda do Norte. O estádio não é mais utilizado para partidas desde 2013 e está tomado pela vegetação do local.

Fundado em 1953, o estádio recebeu o nome do nacionalista e diplomata irlandês Roger Casement. Apesar do local não receber jogos desde 2013, um projeto para revitalização do estádio foi autorizado em 2021 e as obras devem começar a partir de 2024.

O presidente da Federação Irlandesa de Futebol, Patrick Nelson, garantiu que o novo Casement Park será entregue a tempo da Euro 2028. O projeto prevê diversas reformas no estádio para reparar os danos causados pelo tempo e abandono, além de ampliar sua capacidade para 34,5 mil torcedores.

A Inglaterra será o país que mais receberá jogos na Euro de 2028. Cinco cidades do país foram escolhidas como palcos do torneio: Birmingham, Liverpool, Londres, Manchester e Newcastle.

As outras sedes são Glasgow (Escócia), Cardiff (País de Gales) e Dublin (Irlanda). A partir das semifinais, os jogos serão todos disputados no estádio de Wembley. A grande decisão da Euro também será no tradicional estádio inglês.