Estrela do futebol foi pra Arábia, mas já quer voltar pra Europa

O jogador inglês Jordan Henderson teria chegado a um acordo com o clube da Liga Profissional da Arábia Saudita, Al Ettifaq, para deixar a equipe e está prestes a fechar contrato com o time holandês Ajax, segundo fontes próximas às negociações.

Atualmente, o atleta e seu time atual estão finalizando o rompimento do contrato de três anos assinado no último verão, prevendo que não haverá envolvimento de taxas de transferência na saída do meio-campista.

Ao mesmo tempo, Henderson está voltando ao Reino Unido, vindo do campo de treinamento de inverno do Al Ettifaq em Abu Dhabi, já com um acordo em princípio com o Ajax. Entretanto, esse acerto ainda necessita que certos detalhes burocráticos e contratuais sejam resolvidos, antes que o retorno do ex-meia do Liverpool ao futebol europeu esteja completo, após uma breve passagem pela SPL.

Uma passagem breve pela Arábia Saudita

A saída do meio-campista da Arábia Saudita ocorre apenas seis meses depois de sua transferência do Liverpool. Henderson encerrou uma estadia de 12 anos no clube inglês em julho passado para se mudar para a Arábia Saudita.

Em uma entrevista exclusiva para o The Athletic em setembro, ele defendeu sua mudança diante de várias críticas, afirmando que queria “realizar algo especial e construir um clube e engrandecer a liga”. Ele jogou 17 vezes na SPL, registrando quatro assistências para o time comandado pelo ex-companheiro de Liverpool, Steven Gerrard. No entanto, ele deixa o clube no meio da primeira temporada.

Rumos do Ajax

Por outro lado, o Ajax teve dificuldades durante boa parte de 2023. Após terminar o Eredivisie (Campeonato Holandês) em terceiro lugar na última temporada, o clube de Amsterdã iniciou a atual temporada em forma lamentável. Maurice Steijn, no comando do clube por apenas 11 jogos, foi demitido em outubro, com o Ajax na penúltima posição na liga, tendo conquistado apenas cinco pontos em seus sete primeiros jogos do Eredivisie.

As vitórias, entretanto, melhoraram drasticamente sob o comando do técnico interino John van ‘t Schip. Desde seu início em 30 de outubro, o Ajax está invicto na liga e subiu para a quinta posição, graças a sete vitórias e dois empates em nove partidas. Contudo, eles ainda estão 23 pontos atrás dos líderes PSV e 11 atrás do segundo colocado Feyenoord, que ocupa a última vaga de qualificação para a Liga dos Campeões.