Estádio Olímpico Atatürk: a casa do futebol da Turquia

Há quem diga que a Turquia possui algumas das torcidas de futebol mais apaixonadas do mundo. Por mais que a seleção, e a liga nacional de uma maneira geral, não sejam as de maior destaque em nível internacional, o país realmente respira esse esporte. E o local muitas vezes escolhido para isso é o Atatürk Olympic Stadium, a casa da Seleção Turca.

Localizado na cidade de Istambul, a capital da Turquia, o Estádio Olímpico Atatürk é uma arena que, definitivamente, tem história dentro do futebol turco. Ela foi escolhida como a casa da Seleção, mas não desde o início. De certa forma, pode-se dizer que conquistou esse espaço de relevância nacional.

No entanto, antes mesmo disso, acabou sendo a casa de alguns dos principais times de futebol da Turquia. Tudo isso fez com que o Estádio Olímpico Atatürk ganhasse um grande reconhecimento dentro do país, não apenas pelos torcedores da seleção como, também, de outros tantos times que por lá passaram.

Além disso, não se trata apenas de um estádio tradicional de futebol. O Olímpico Atatürk é um estádio multi-uso, o que significa que pode ser utilizado para outras atividades. Não à toa, já recebeu diversos shows musicais ao longo de mais de duas décadas de existência – como, por exemplo, parte da 360º Tour do U2.

A história do Estádio Olímpico Atatürk

A história do Estádio Olímpico Atatürk começa, oficialmente, em 1997. Nesse ano, foi dada a largada na construção da arena que viria a se tornar uma das principais do esporte no país. A inauguração, no entanto, só acabou acontecendo cinco anos depois, mais precisamente em 31 de julho de 2002.

A partida inaugural do Estádio Olímpico Atatürk acabou sendo um amistoso internacional entre o Galatasaray (uma das principais equipes do país) e o Olympiakos, da Grécia. Os donos da casa acabaram levando a melhor, pelo placar de 2 a 0. Ali, começava, também, uma relação entre o time e o estádio.

Na temporada 2003/2004, o Galatasaray estava realizando uma reforma no seu estádio oficial, o Ali Sami Yen. A partir dali, até 2006/2007, o clube utilizou o Estádio Olímpico Atatürk como a sua casa. No entanto, não foi o único – muitos outros times também jogaram em casa na arena.

Alguns dos maiores times de futebol da Turquia tiveram o Olímpico de Atatürk como a sua casa, nem que por um breve período. Esse foi o caso do Istanbul Basaksehir, Kasimpasa e Besiktas, os quais também adotaram o local em função de obras que estavam sendo realizadas em seus respectivos estádios.

No entanto, mais do que isso, o Estádio Olímpico Atatürk também acabou conquistando o posto de casa da Seleção Turca de Futebol. Ele acabou substituindo o antigo Estádio Atatürk de Esmirna, o qual era a sede da seleção desde 1971 e, por muito tempo, foi o maior de todo o país em termos de capacidade.

Grandes jogos disputados no Estádio Olímpico Atatürk

Apesar de não ser o país mais relevante internacionalmente, em termos de futebol, a Turquia é muito apaixonada pelo esporte – como já citado anteriormente. Isso fez com que, ao longo dos anos, o Estádio Olímpico Atatürk acabasse recebendo grandes partidas, tanto nacionais quanto internacionais.

Em 25 de maio de 2005, o Estádio Olímpico Atatürk foi palco da final da Liga dos Campeões da Europa. Trata-se da lendária partida entre Milan e Liverpool, considerada por muitos como a grande final de todos os tempos da competição. Nela, os ingleses foram para o intervalo perdendo por 3 a 0. Na segunda etapa, no entanto, empataram e acabaram vencendo nos pênaltis.

Além disso, o estádio também havia sido escolhido para sediar mais uma final da Liga dos Campeões da Europa, da temporada 2020/2021. No entanto, a situação da pandemia da Covid-19 na Turquia fez com que o jogo tivesse que ser transferido para o Estádio do Dragão, em Portugal.

Os turcos, no entanto, não ficaram de mãos abanando. Apesar da transferência, eles continuarão sendo os escolhidos para sediar a final da Champions de 2022/2023. Nesse meio tempo, obviamente, vale ressaltar que o Estádio Olímpico Atatürk já recebeu jogos de Eliminatórias, Liga da Turquia, Copa da Turquia e por aí vai.

Detalhes e curiosidades do Estádio Olímpico Atatürk

O Estádio Olímpico de Atatürk foi construído, inicialmente, com capacidade para 80.597 pessoas, o que o colocou entre alguns dos maiores do mundo. No entanto, assim como em outros países, ele também passou por obras que diminuíram esse número. Hoje, pode receber, no máximo, 75.145 espectadores.

Além disso, vale ressaltar que o estádio possui uma infraestrutura excelente. Ele é parcialmente coberto por 2 telhados de aço e possui dois campos anexos, os quais são voltados para aquecimento e treinamento dos atletas. Ao todo, conta com seis andares, sendo que três estão debaixo do nível do solo.