Em plena noite de domingo, mais um técnico da Série A é demitido

O Brasileirão se tornou ainda mais famoso nos últimos anos, não só pelo equilíbrio e competitividade, mas outro fato que chama atenção é alto número de técnicos demitidos ao longo da competição. E em plena 34ª rodada, tivemos mais um treinador indo para o olho da rua.

Após um período de dois meses, o técnico Zé Ricardo foi desligado pela diretoria do Cruzeiro. No último sábado (11), a equipe mineira sofreu uma derrota para o Coritiba, no Paraná, por 1 a 0, desperdiçando a oportunidade de sair, mesmo que temporariamente, da zona de rebaixamento do Brasileirão.

Neste domingo (12), a diretoria da raposa se reuniu para avaliar a permanência do treinador, sendo que a derrota para o Coritiba teve um peso significativo na decisão. Internamente, o clube depositava expectativas nos pontos a serem conquistados no jogo no Paraná. A frágil performance da equipe na Vila Capanema também influenciou.

Zé Ricardo assumiu o comando do time mineiro no início do segundo turno do Brasileirão, sucedendo o português Pepa. Em sua passagem de dez jogos pelo Cruzeiro, alcançou um aproveitamento de 36,66%. O desempenho inclui três vitórias (contra Santos, Atlético-MG e Bahia), cinco derrotas (para Fluminense, Flamengo, São Paulo, Internacional e Coritiba) e dois empates (com América-MG e Cuiabá).

Com a saída de Zé Ricardo, o Cruzeiro agora está em busca do quarto treinador nesta temporada. O ano de 2023 começou sob o comando do uruguaio Paulo Pezzolano, vitorioso na Série B em 2022, mas que deixou o cargo após a eliminação nas semifinais do Campeonato Mineiro.

Zé Ricardo não é o único a deixar o Cruzeiro

Junto com o treinador, o auxiliar Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras deixam a Toca da Raposa. Enquanto aguarda a definição do novo técnico, Fernando Seabra, atual comandante do sub-20, assumirá o comando da equipe.

Antes da sequência de derrotas para São Paulo, Internacional e Coritiba, o time havia conquistado um alívio na luta contra o rebaixamento. No entanto, ao tropeçar diante do Internacional no Mineirão, a Raposa passou a ocupar a zona de rebaixamento. Atualmente, o Cruzeiro está na 17ª posição, com 37 pontos. A equipe ainda terá mais seis jogos pela frente até o encerramento do Brasileirão.