Ele ajudou a humilhar o Brasil e agora acusa Guardiola pela crise do futebol alemão

Campeão do mundo com a Alemanha em 2014, o ex-jogador Bastian Schweinsteiger fez críticas ao técnico espanhol Pep Guardiola. Para o volante, Pep é um dos culpados pela crise no futebol alemão.

A Alemanha foi eliminada na fase de grupos nas duas últimas Copas do Mundo e atravessa seu pior momento desde a conquista do tetracampeonato mundial no Brasil.

Schweinsteiger critica Guardiola

Durante entrevista ao TalkSPORT, Schweinsteiger disse que Guardiola mudou o estilo de jogo da Alemanha. O técnico comandou o Bayern de Munique entre 2013 e 2016.

Para o ex-jogador, o estilo “tiki-taka” substituiu a ideia “lutadora” do futebol alemão.

“Quando ele chegou ao país, todos eram da opinião de que tínhamos que jogar esse tipo de futebol focado em passes curtos, mas o que aconteceu no final foi que perdemos nossos valores”, declarou

O ex-volante ainda disse que a tradição do futebol alemão foi esquecida e substituída pela modernidade da troca de passes bonitos. “Acho que perdemos essa virtude [lutadora] nos últimos sete ou oito anos porque simplesmente a esquecemos. Estávamos apenas mais focados em passar a bola lindamente”, concluiu.

Depois de aplicar sete a um na seleção brasileira e levantar a taça da Copa do Mundo pela quarta vez, a seleção alemão sequer chegou na fase mata-mata nos últimos dois Mundiais. A equipe também teve o menor percentual de vitórias em 60 anos da seleção após a Copa do Catar.

A Alemanha será a sede da próxima Eurocopa, que acontecerá em 2024. Por ser o anfitrião da competição, a seleção já está classificada.