É verdade que a CBF reconheceu título antigo e o Galo agora é tricampeão brasileiro?

Recentemente, o Galo fez um pedido à CBF para transformar o título “Campeão dos Campeões” de 1937 como Campeonato Brasileiro. No entanto, a entidade ainda está analisando a solicitação do Atlético Mineiro. O posicionamento veio após uma declaração de Sérgio Coelho, presidente do clube.

A CBF informou que ainda não há nenhuma decisão definitiva sobre o caso, que está aberto desde 2021. No momento, duas áreas da entidade analisam o pedido: competições e jurídica. A CBF entende que é “um relatório muito bem elaborado, consiste e profundo”.

Durante a inauguração da Arena MRV, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse que o pedido do Galo era pertinente e que a entidade analisava o caso. “Tem o pleito do Atlético, que é pertinente, e fez um dossiê significativo com relação ao título de 1937”, disse Ednaldo em entrevista à rádio Itatiaia.

“A CBF está conduzindo isso com critério grande, de checar toda a pesquisa do trabalho recebido. Não só da CBF, mas de outros órgãos, como a Conmebol, para que possa dar toda a sua informação com relação ao pleito”, completou.

Durante a visita ao novo estádio do clube, havia uma expectativa de que Ednaldo pudesse oficializar o dossiê protocolado pelo Atlético na CBF em fevereiro de 2022. O clube havia compilado argumentos e recortes de jornais daquela época para sustentar a sua reivindicação de que suas vitórias contra a Portuguesa-SP, o Fluminense-RJ e o Rio Branco-ES possuíam o mesmo peso de um título do Brasileirão daquela época.

No entanto, a diretoria do Atlético já estava ciente de antemão que o tema de 1937 não seria abordado durante a visita do presidente da CBF. Ednaldo havia comunicado previamente que não tinha condições de tomar uma decisão definitiva sobre o assunto, nem para o “sim”, nem para o “não”.

Na época em que o dossiê foi apresentado, o Atlético recebeu pareceres favoráveis dos ex-diretores de competição e jurídico da CBF. No entanto, em 23 de março de 2022, um mês depois, Ednaldo Rodrigues foi eleito para o cargo e substituiu os dirigentes, reiniciando o processo praticamente do zero.