Cuiabá continua processo de crescimento da base e contrata novo nome para comandar as categorias

Rafael Fernandes, 41, ex-Sport, será o responsável por coordenar toda a estrutura das categorias inferiores e revelar novos jogadores para o Dourado

O Cuiabá anunciou nesta segunda-feira (4/3) Rafael Fernandes, 41 anos, como o seu novo gerente geral da base. A vinda do profissional, que estava no Sport e chega com a missão de coordenar toda a estrutura de base do Dourado, é mais um passo do time auriverde no processo de estruturação para se tornar uma das principais categorias de base do Brasil.

“Extremamente motivado para assumir esse cargo, estava em um clube da Série B e fizemos tudo. Construímos tudo do zero e a base do Sport hoje está consolidada. Aqui no Cuiabá temos calendário o ano inteiro, possibilidades infinitas para os profissionais. É um clube extremamente competente no que vem fazendo, que teve um crescimento rápido e muito forte no cenário nacional. A categoria de base não pode ficar atrás, precisamos seguir os mesmos passos, e já vem sendo feito um grande trabalho. É o futuro do clube, ter a base cada vez mais forte para revelar jogadores de alto nível para o profissional”, afirmou Rafael.

“Estamos investindo cada vez mais na estruturação física e humana das nossas categorias de base, e nosso foco é captar e formar atletas mato-grossenses. Temos o Rikelme como maior exemplo. Sabemos que um jogador local, formado em casa, tem uma identificação muito mais forte com o clube e com o estado. Queremos representar nosso povo e formar cada vez mais ídolos para orgulhar Mato Grosso”, disse Cristiano Dresch, presidente do Dourado.

Entre as principais disputas este ano estarão o Brasileiro Sub-20, Sub-17 e Sub-15, a Copa do Brasil Sub-20, além dos estaduais e demais torneios regionais.

No ramo do futebol desde 2010, Rafael é formado em Ciências Humanas e pós-graduado em gestão profissional de futebol. Ele iniciou a carreira como executivo em 2014 no Internacional. Depois, trabalhou no Figueirense, Vila Nova (GO), ABC, Ferroviária, Juventude e Sport.

“Eu chego para gerenciar processos, organizar, melhorar e ampliar a estrutura, coordenar as comissões técnicas, sempre em uma linha crescente. Mato Grosso é um celeiro, quando trabalhava em outros clubes eu vinha muito para cá para captar jogadores. Não tem lógica o Cuiabá perder jogadores para outros estados. Vamos mapear, dar oportunidade, formar profissionais locais. Não tem porque buscar atletas em outros lugares. Vamos revelar jogadores daqui, com identidade, valorizando a nossa região”, destacou.

Com selo de clube formador da CBF desde 2022, o Dourado tem investido pesado para potencializar a base com melhorias na estrutura física e também dos profissionais envolvidos. Atualmente, o Cuiabá oferece todas as condições técnicas, educacionais e médicas para o desenvolvimento e evolução da base. O projeto do Cuiabá para os próximos anos é aprimorar ainda mais o processo de formação, promovendo cada vez mais atletas de qualidade ao elenco profissional – atletas nascidos em Mato Grosso e formados na base do Dourado, aumentando a identidade do Cuiabá com o estado e a ligação dos jogadores com o clube.