Cristiano Ronaldo: história de carreira e principais títulos

Para muitos, o maior jogador da história de Portugal e um dos melhores da história, para outros, simplesmente Cristiano Ronaldo. O atacante português escreveu seu nome na história do esporte com seus dribles, jogadas geniais, gols marcantes, liderança e seu fator decisivo. 

O jogador de 38 anos é um dos jogadores mais respeitados do futebol moderno. Ao lado de Lionel Messi, Cristiano se manteve no auge dos holofotes por mais de uma década, desde quando conquistou a sua primeira Champions League, em 2008, até sua última temporada no futebol europeu, em 2022.

Cristiano é um atleta extremamente focado e dedicado, sua paixão pelo esporte é inspiradora para os jovens que desejam, um dia, trilhar os mesmos caminhos que o craque. 

Ao contrário de como muitos pensam, Cristiano nem sempre esteve perto de chegar onde chegou, muito pelo contrário, as expectativas para a carreira de CR7 eram extremamente baixas. Entretanto, com seu talento e um pouco de sorte, Cristiano conseguiu escalar as montanhas que separam o sonho de um menino do sucesso no futebol. 

Conheça agora a história de Cristiano Ronaldo, um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, que com seu talento e dedicação conquistou todos os seus sonhos de infância. 

A origem na Ilha da Madeira

Na pequena cidade de Funchal, localizada na Ilha da Madeira, próxima a cidade do Porto, nasceu um jovem que sempre foi apaixonado por futebol, graças à influência de seu pai. Cristiano Ronaldo sempre praticou o esporte que ama e apesar das dificuldades, não desistiu de seu sonho. 

Cristiano começou a jogar nas categorias de base do Clube Futebol Andorinha de Santo António. Em 1995, Ronaldo se mudou para um clube de sua cidade, o Clube Desportivo Nacional. Por lá, Cristiano aperfeiçoou seus fundamentos e chamou a atenção de peixes grandes.

Em um treino, representantes do Sporting Clube de Portugal foram até a Ilha da Madeira acompanhar o treino dos jovens garotos. A visita animou todos os garotos que viram ali a chance de dar um grande passo atrás de seus sonhos.

Antes de que um jogo treino começasse, um dos representantes revelou que o jogador que marcasse mais gols seria selecionado para fazer parte das divisões de base do Sporting. Ronaldo, atuando de ponta esquerda, tinha um gol na partida, estava empatado com seu amigo, Albert Fantrau, até que uma decisão mudou o destino dos dois garotos.

Durante um dos últimos lances da partida, Fantrau puxou um contra-ataque, driblou o goleiro e só tinha o trabalho de empurrar a bola para o gol, mas ao invés de finalizar para o gol, Albert optou por fazer o passe para Cristiano, que vinha acompanhando o lance livre de marcação.

Ronaldo chutou com o gol livre e anotou seu segundo gol na partida. Esse lance garantiu sua passagem para Lisboa, para jogar nas categorias de base do Sporting. Após o fim da partida, Cristiano questionou seu amigo por conta do lance que lhe deu a oportunidade de treinar em um dos grandes times de Portugal. 

Albert justificou sua escolha para Cristiano dizendo: “Você é melhor do que eu!”. Alguns anos depois, um jornalista foi até a casa de Fantrau e perguntou se a história era verdadeira. O amigo de Ronaldo confirmou e expôs que, após aquela partida, desistiu de sua carreira no futebol e que estava desempregado. 

Entretanto, sua família contava com uma bela casa e um carro luxuoso. O jornalista perguntou como que Fantrau conseguiu todo esse luxo, e ele simplesmente respondeu: “Veio de Cristiano Ronaldo!”.

Momentos difíceis em Lisboa

Sua viagem para a capital de Portugal foi um dos momentos mais conturbados de sua carreira. Seu pai, talvez a pessoa que mais apoiou Cristiano Ronaldo durante sua infância, sofria de dependência alcoólica, que acabou fazendo com que sua vida chegasse ao fim.

A perda de Cristiano aconteceu durante uma fase difícil em sua estadia na cidade de Lisboa. Se sentindo sozinho e deslocado, por conta de que sua família não pode se mudar com o garoto, Cristiano cogitou desistir de sua carreira enquanto tudo acontecia. 

Para dificultar ainda mais as coisas, quando tinha apenas quinze anos de idade, os médicos do clube descobriram que Ronaldo sofria de um problema no coração, o que impossibilitaria a prática do futebol.

O clube informou a mãe de Cristiano do problema de saúde do jovem garoto e informou sobre uma possível cirurgia, foi neste momento que ela teve que decidir o futuro de seu filho. Após refletir sobre os riscos, a mãe de Ronaldo acabou permitindo a operação, e assim Cristiano teve seu coração operado. 

Poucos dias depois, o jovem jogador já estava de volta aos treinos. A partir deste momento, Cristiano começou a escrever sua história no esporte, passou por todas as categorias de base possíveis e se tornou profissional no mesmo ano. 

Atuando como profissional, Ronaldo continuou evoluindo e provando que todo o investimento e esforço depositado em si valeriam a pena. Em 2003, CR7 já chamava a atenção de grandes clubes europeus, seu principal admirador era o Arsenal, de Arsène Wenger, mas o técnico não chegou a um acordo com a direção do Sporting. 

Até que em Julho de 2003, o Sporting disputou uma partida amistosa contra o Manchester United, onde o clube português venceu pelo placar de 3 a 1. O desempenho de Cristiano chamou a atenção não só dos jogadores do time inglês, mas também da direção do clube e do próprio Sir Alex Ferguson. Na janela de transferências de 2003, Cristiano Ronaldo se transferiu para o time inglês.

A ascensão de Cristiano Ronaldo

Chegando à chuvosa cidade de Manchester, Ronaldo tinha a difícil missão de suprir a saída da grande estrela, David Beckham, que se juntou ao Real Madrid para fazer parte dos famosos Galácticos. 

Em sua chegada, Cristiano procurou ser o mais modesto possível, o jovem jogador sabia da pressão que seria imposta para substituir uma grande estrela. Para isso, Cristiano pediu que o número de sua camisa fosse 28, a mesma que utilizou no Sporting.

Porém, a mando de Ferguson, Ronaldo vestiu a lendária camisa 7 do clube inglês. O número já foi utilizado por grandes nomes como George Best, Bryan Robson, Éric Cantona e David Beckham, e naquele momento seria vista como o número de Cristiano Ronaldo. 

Apesar de sua idade, Ronaldo conquistou diversos títulos, duas copas da liga inglesa, três Premier League, uma supertaça da Inglaterra, uma FA Cup e uma Champions League. 

Seu sucesso astronômico fez com que Ronaldo alcançasse os holofotes mundiais, chamando a atenção do clube que faria seu nome se eternizar na história do futebol mundial. 

Cristiano diz: Hala Madrid!

Após conquistar a Champions League na temporada de 2007-08, Cristiano Ronaldo sentiu que sua missão na Inglaterra já estava finalizada e queria encontrar novos ares para conquistar. Foi em meio a estes pensamentos que surge Florentino Pérez, com uma proposta para remodelar o Real Madrid após os Galácticos. 

Em julho de 2009, Ronaldo se transferiu para o time de Madrid para defender as cores do time que mais havia conquistado a Champions League. Cristiano chegou com moral, já utilizando a camisa 9 do clube e lotando o estádio em sua apresentação, a torcida criou grandes expectativas em relação a sua chegada.

Não demorou muito para que Cristiano conquistasse seus primeiros títulos com o time de Madrid, mas a expectativa de toda a torcida e diretoria do Real era para a conquista da famosa Champions League, troféu que o clube não conquistava desde a temporada 2001-02.

Foi somente em 2013, em uma final diante a seu maior rival que parecia completamente perdida, com um gol de empate milagroso aos 93 minutos de jogo, que o Real Madrid viu Cristiano Ronaldo e companhia conquistaram a décima Champions da história do clube.

Daí em diante, Cristiano conquistou mais três Champions League com o Real, sendo as três em sequência. Cristiano Ronaldo se tornou um símbolo no futebol durante sua longa passagem pelo Real Madrid.

CR7 por Portugal

Para se ter ideia do quanto importante foi Cristiano, ele se tornou o primeiro jogador da história de Portugal a levantar um título pela seleção portuguesa, quando conquistou a Eurocopa de 2016 contra a França, time da casa daquela edição. 

Além disso, três anos depois conquistou mais um troféu por Portugal, desta vez a Nations League, na primeira edição da história do torneio. Essas conquistas fazem com que o nome de Cristiano seja debatido corriqueiramente com o nome de Eusébio, sobre quem foi o maior jogador da história de Portugal.

Os números de sua carreira

Veja agora os números de sua carreira, vale ressaltar que esses dados podem mudar, pois Cristiano ainda está ativo no futebol. Sem mais delongas, veja os números e títulos de Cristiano Ronaldo. (Lista feita em 01/06/2023).

  • Jogos: 1166;
  • Gols: 837;
  • Assistências: 268.

Clubes por onde passou: 

  • Sporting Clube de Portugal;
  • Manchester United;
  • Real Madrid;
  • Juventus;
  • Al-Nassr.

Títulos conquistados: 

  • 1x Supertaça de Portugal;
  • 2x Supertaça da Inglaterra;
  • 2x Supertaça da Itália;
  • 2x Supertaça da Espanha;
  • 2x Copa da liga inglesa;
  • 1x Coppa Italia; 
  • 2x Copa del Rey;
  • 1x FA Cup;