Craque do futebol mexicano decide arrumar as malas e voltar pra casa

O meio-campista Andrés Guardado fechou um acordo com o Clube León e está prestes a deixar o Real Betis na próxima semana. Guardado, atualmente em sua sétima temporada com o Real Betis e com 17 anos de experiência no futebol europeu, desde a sua chegada ao Deportivo La Coruña em 2007 vindo do Atlas, irá se despedir dos fãs do Betis no próximo domingo, durante o jogo contra o FC Barcelona.

Segundo informações da imprensa mexicana, o Clube León pagará cerca de um milhão de euros ao Real Betis pela transferência de Guardado. Guardado, de 37 anos, receberá uma bonificação pela assinatura do contrato e um salário anual de dois milhões de dólares, além de bônus e a oportunidade de desenvolver uma série de projetos pessoais no México. O jogador informou aos dirigentes do Betis alguns dias atrás sobre a oferta que tinha em mãos, e eles não apresentaram objeções à sua saída.

O período de transferências no México encerrou em 9 de janeiro para jogadores de clubes nacionais, porém permanecerá aberto até 1º de fevereiro para jogadores vindos do exterior. Guardado é o atleta que mais vezes vestiu a camisa da seleção mexicana, em um total de 181 jogos, incluindo cinco Copas do Mundo.

Tal feito só foi alcançado por outros sete jogadores na história do futebol mundial: o alemão Lothar Mathäus, o italiano Gianluigi Buffon, o argentino Leo Messi, o português Cristiano Ronaldo e os também mexicanos Antonio Carvajal, Rafa Márquez e Guillermo Ochoa. A despedida de Guardado do Real Betis e sua mudança para o Clube León marcam a próxima etapa em uma impressionante carreira no futebol para este jogador talentoso e experiente.