Copa do Mundo 2022 terá nova tecnologia para marcar impedimentos

Se o árbitro de vídeo fez a sua estreia em Copas em 2018, a próxima Copa do Mundo, realizada no final deste ano, também servirá para trazer uma novidade ao mundo do futebol. Ela promete mudar os rumos das arbitragens no futebol mundial.

O “impedimento semiautomático” tem o objetivo de tornar as marcações mais rápidas e eficientes. Ela está sendo testada desde o ano passado. A tecnologia consistirá em um sistema de câmeras especiais que monitoram quase 30 possíveis pontos de contato do corpo do jogador cinquenta vezes por segundo.

As bolas da Copa, a “Al Rihla”, terão um chip para detectar o exato momento do passe. O sistema trabalhará em conjunto do VAR; sempre que houver um lance com um jogador em posição de impedimento, um alerta será emitido nas cabines.

Por conta das polêmicas envolvendo o VAR em vários lugares do mundo, a ideia da FIFA é dar o máximo de transparência possível à nova tecnologia. As imagens das alterações serão transmitidas em tempo real para os telões do estádio e televisões ao redor do mundo.

Rumo ao hexa!

A Copa do Mundo está chegando! Faltam apenas um pouco menos que cinco meses para o início da disputa. O Brasil está no grupo G com Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia será em 24 de novembro, uma quinta-feira, às 16h, contra a Sérvia.