Conmebol é “passada pra trás” pela CBF e perde chance de ouro

A temporada de 2023 vai chegando ao fim, e pensando nisso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já aproveita para garantir o calendário do futebol nacional para 2024. O anúncio das novas datas foram compartilhados na última terça-feira (31). No comunicado, a entidade cita os estaduais, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e as quatro divisões do Campeonato Brasileiro.

No entanto, de maneira curiosa, a CBF também incluiu no novo calendário, as datas das competições realizadas pela Conmebol para 2024: a Copa Libertadores, a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana. A entidade do futebol continental, no entanto, ainda não se manifestou ou confirmou as datas divulgadas. Os torcedores se surpreenderam com a decisão.

Assim, como um alerta aos times brasileiros, a CBF garantiu que a disputa continental inicia já no dia 7 de fevereiro, uma quarta-feira, representando os confrontos de ida da primeira fase da Copa Libertadores da América. A final do torneio na atual temporada, será definida no próximo sábado (4), em confronto entre Fluminense e Boca Juniors, no Estádio Maracanã.

CBF compartilha fase de grupos da Libertadores

Além disso, a primeira etapa da Sul-Americana, que acontece em confronto único, será realizada no dia 6 de março, também uma quarta-feira. Ainda de acordo com o calendário compartilhado pela CBF, a fase de grupos da Copa Libertadores e da Sul-Americana iniciam no dia 3 de abril, uma quarta-feira. A expectativa em relação à disputa dos torneios, é sempre grande aos clubes brasileiros.

No Brasil, a Supercopa já tem o primeiro competidor, o São Paulo, campeão da Copa do Brasil de 2023. Será a primeira vez em que atuará na competição, e aguarda o adversário, que sai do campeão do Campeonato Brasileiro. Na tabela, o Botafogo é o líder, acumulando 59 pontos, enquanto Palmeiras e Bragantino chegam na sequência, com 53 e 52 respectivamente.