Como é o regulamento da Série C do Campeonato Brasileiro?

O Campeonato Brasileiro Série C reúne 20 times e teve seu formato alterado pela última vez em 2022, quando passou a ter a primeira fase disputada em sistema de pontos corridos. Diferentemente da primeira e da segunda divisão, na terceirona existe apenas um turno. Aqui você vai conferir o regulamento completo do torneio.

Na primeira fase, todos os 20 clubes se enfrentam ao longo das 19 rodadas, sendo que algumas equipes fazem 10 jogos em casa e nove fora e outras apenas nove em casa, já que existe um número ímpar de jogos. Os times que jogam mais em casa são aqueles que foram melhor no ano anterior, isso inclui os quatro rebaixados da Série B e seis times que acabaram entre quinto e décimo na terceirona.

Após as 19 rodadas serem concluídas, os quatro últimos colocados caem para a Série D do ano seguinte. Os oito primeiros colocados avançam para a segunda fase e são divididos em dois grupos de quatro equipes. Então, jogam contra rivais da mesma chave duas vezes, uma em casa e uma fora, sendo que os dois primeiros conquistam o acesso, e o líder de cada grupo vai para a final.

O Grupo B é formado pelos times que terminam a primeira fase em 1º, 4º, 5º e 8º lugares, enquanto o Grupo C tem os times que ficaram em 2º, 3º, 6º e 7º. A final também é disputada em duas partidas, sem a existência de semifinal. Os classificados para a segunda fase atuam 25 vezes, enquanto o campeão e o vice jogam 27 partidas no Brasileirão Série C.