Clubes mineiros passam vergonha e alcançam marca negativa no Brasileirão

A primeira rodada do Brasileirão 2023 marcou o pior início dos clubes mineiros na história da competição. Com a volta do Cruzeiro para a série A, todos os mineiros perderam na primeira rodada da competição.

Em 17 vezes que os três estiveram na elite nacional, nunca eles haviam começado o torneio com três derrotas. A última vez que todos perderam na mesma rodada foi em 2018.

Derrotas dos mineiros

A 28ª rodada do Brasileirão 2018 marcou a última vez que todos os clubes mineiros perderam na competição. O Galo foi derrotado pela Chapecoense por um a zero, a Raposa pelo Ceará por dois a zero e o Coelho pelo Athletico Paranaense por quatro a zero.

Na edição 2023, o Cruzeiro quebrou esse tabu ao perder para o Corinthians por dois a um no domingo (16). Atlético e América jogaram no sábado (15) e foram derrotados por Vasco (dois a um) e Fluminense (três a zero) — jogando em Minas Gerais.

Além dessa marca, as equipes conseguiram alcançar outro feito negativo: perder na rodada de abertura do campeonato. Desde 1971, as três equipes nunca começaram o torneio com derrotas.

Elas passaram muito perto em 1974, quando América e Cruzeiro perderam para Naútico e Fortaleza, respectivamente, e o Atlético empatou com o Guarani. Confira os próximos jogos das equipes mineiros no Brasileirão:

América: São Paulo, sábado (22) às 18:30h, no Morumbi

Atlético: Santos, domingo (23) às 16h, na Vila Belmiro

Cruzeiro: Grêmio, sábado (22) às 21h, no Mineirão