Clube de Benzema bate o pé e NÃO quer entrar em campo pela Liga dos Campeões

Uma questão diplomática provocou o cancelamento da partida entre Al-Ittihad, time de Benzema e Romarinho, e Sepahan, do Irã, nesta segunda-feira (2). O duelo era válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões Asiática.

O motivo foi a presença de uma estátua do general e líder político Qassem Soleimani na saída do túnel do vestiário no estádio Naghsh-e Jahan, no Irã.

Conflito diplomático na Liga dos Campeões Asiática

Qassem Soleimani foi um polêmico líder revolucionário que morreu em janeiro de 2020 durante um bombardeio no Iraque orquestrado pelos Estados Unidos. O general era muito próximo do aiatolá Ali Khamenei, que ocupa o posto de “presidente” do Irã há mais de 30 anos.

A delegação do Al-Ittihad entendeu que a presença do busto do general era um ato provocativo e se recusou a entrar em campo com o respaldo de um membro da Confederação Asiática de Futebol (AFC). Os jogadores nem chegaram a realizar o aquecimento.

A equipe estava disposta a entrar em campo caso o busto fosse retirado, mas a administração do estádio não atendeu ao pedido. Os jogadores do Al-Ittihad também reclamaram de faixas com conteúdo político na torcida do Sepahan.

Em defesa, o clube iraniano disse que a estátua está no estádio há quatro anos e que durante o período nunca teve problemas com relação a isso. Vale lembrar que a Fifa proíbe manifestações políticas em jogos e por parte dos clubes. 

O Sepahan deve ser punido por ter um busto de um líder político em seu estádio. Diante desse cenário, o time árabe pode perder a partida por W.O, mas há a possibilidade do duelo ser remarcado para um campo neutro.

Os clubes ainda não se manifestaram oficialmente sobre o assunto. A AFC emitiu uma nota confirmando o cancelamento da partida e repassou a responsabilidade para as autoridades competentes. Confira:

A partida do Grupo C da AFC Champions League 2023/24 entre Sepahan FC e Al Ittihad FC, que estava programada para acontecer esta noite no Estádio Naghsh-e-Jahan, em Isfahan, foi cancelada devido a circunstâncias imprevistas.

A AFC reitera o seu compromisso em garantir a segurança dos jogadores, árbitros, espectadores e todas as partes interessadas envolvidas.

Este assunto será agora encaminhado às comissões competentes.