Clima obriga liga no exterior a ter apenas SEIS rodadas

O Campeonato Groenlandês, da Groenlândia, é a liga nacional mais curta do futebol mundial. A competição começa nesta quinta-feira (10) e termina na próxima terça-feira (15) — menos de uma semana.

O motivo são as condições climáticas do país e os jogos são disputados em meio a uma paisagem com icebergs e montanhas.

Campeonato Groenlandês

O formato do torneio funciona da seguinte forma: cada região do país possui um torneio próprio em que os melhores times se classificam para o campeonato nacional, disputado em uma sede única que varia todo o ano.

A medida foi adotada devido às dificuldades de transporte entre as cidades, muito em função das baixas temperaturas e do relevo do país. Em 2023, a sede escolhida foi a cidade de Qaqortog.

O campeonato é disputado em turno único, em que os dois melhores classificados se enfrentam na grande decisão. A princípio, a edição deste ano contaria com oito equipes, mas duas desistiram — o Nagdlunguaq-48, atual campeão, e o SAK.

O SAk, inclusive, decidiu não participar pois parte do elenco estará em uma expedição de caça.

Com isso, seis clubes disputarão o título nesta temporada. São eles:

—  B-67 Nuuk

—  Ekaluk-54

—  Nagtoralik-45

—  Kissaviarsuk-33

—  Godhavn-44

—  Inuit Timersoqatigiiffiat-79

O B-67 Nuuk é o maior vencedor da história do campeonato, com 13 conquistas. A Federação de Futebol da Groenlândia não é federada à Fifa, mas há uma petição para que as principais equipes do país joguem o campeonato dinamarquês, pois, politicamente, a Groenlândia é ligada à Dinamarca.