Clássico Choque-Rei: história do nome e curiosidades do clássico

Palmeiras e São Paulo fazem um dos clássicos mais disputados do Brasil. Em mais de 340 jogos disputados, cada time tem 114 vitórias somadas a 112 empates, números semelhantes que raros clássicos brasileiros possuem.

O apelido Choque-Rei foi dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, por tamanha importância que tem no cenário futebolístico. O auge da rivalidade se passou entre 1942 e 1950, onde os dois clubes conquistaram noves títulos paulistas, sendo cinco do São Paulo e quatro do Palmeiras.

Além disso, esse duelo fez o Morumbi lotar com mais de 110 mil pessoas quatro vezes, e tornou as equipes populares no Brasil por todas conquistas que tiveram em suas histórias.

Fatos marcantes do clássico

Por conta do nome levado e de jogos já disputados, o Choque-Rei ficou marcado por algumas decisões importantes, além da década de 40. Foram cinco finais de campeonato paulista entre as equipes depois deste período, disputadas em 1971, 1972, 1992, 2021 e 2022, com superioridade do São Paulo com três títulos. Além do campeonato regional, as equipes disputaram a final do Brasileiro de 1973, onde o Palmeiras conquistou a taça.

Na Copa do Brasil e Libertadores, foram cinco vezes que os times se enfrentaram, todas elas com a classificação do tricolor. Um tabu perdurou durante 47 anos na competição continental. O alviverde nunca havia ganho dos São-paulinos, feito que foi conquistado em 2021, pelo placar de 3×0.

Outro jejum quebrado no mesmo ano foi no campeonato paulista. O São Paulo não vencia o seu rival há 12 anos, e conquistou a vitória em pleno Allianz Parque, pelo placar de 1×0. Além dos resultados, gols recentes ficaram marcados no Choque-Rei, como os gols de cobertura de Robinho e Dudu, no palco dos palmeirenses.