Campeonatos vencidos por Palmeiras e Grêmio podem ter sido manipulados

A CPI da manipulação das apostas esportivas, começou nesta terça-feira (30).

E o relator dela, Felipe Carreras, do PSB-PE deu uma entrevista a CNN onde deu declarações polêmicas acerca da sequência de escândalos de arbitragem.

Segundo ele, há diversos indícios que aconteceram manipulações em dois grandes campeonatos estaduais: o Campeonato Paulista de 2023 vencido pelo Palmeiras e o Campeonato Gaúcho de 2023 vencido pelo Grêmio.

— Ontem tivemos o depoimento dos promoteres do Ministério Público de Goiás dizendo que os campeonatos Paulista e Gaúcho tiveram indícios de manipulação de resultado, declarou.

Além disso, ele garante que não há indícios de que árbitros e auxiliares estariam ajudando nesse esquema.

— Não foi apontado, até então, nenhum indício de participação de arbitragem, mas nós vamos investigar todo o ambiente que existe dentro do futebol brasileiro.

Os campeonatos de Palmeiras e Grêmio podem ser anulados?

Inicialmente, não. Esse esquema de manipulação de resultados até o que foi provado, era apenas relativo a cartões amarelos e vermelhos.

Ou seja, o ato ilícito era apenas para faltas de jogadores e normalmente em jogos que não tinham tanto valor. Combinação de resultados ou outros fatores mais ponderantes ao placar final, até o momento, não apareceram.

Por conta disso, até o momento, apenas jogadores envolvidos serão punidos e os títulos seguem normalmente nas galerias dos gigantes.