Campeão da Sul-Americana de 2012 pelo São Paulo encerra a carreira

Justamente no ano em que o São Paulo chegou, depois de muito tempo, a mais uma disputa de título internacional que um jogador, com passagem pelo clube e que levantou o título da Copa Sul-Americana de 2012, anunciou a sua aposentadoria. Trata-se do meia Maicon, que hoje está completando 37 anos de idade, e aproveitou a data especial para se despedir do mundo da bola através do seu Instagram.

Maicon Thiago Pereira de Souza iniciou a sua carreira no mundo do futebol vestindo a camisa do Madureira em 2003. Mostrou habilidade com a bola nos pés atuando no meio-campo e não demorou para deixar o Tricolor suburbano e trocar de clube no Rio de Janeiro, indo defender o Fluminense.

Após defender o Fluminense nas temporadas de 2004, 2005 e 2006, Maicon trocou mais uma vez de clube no futebol carioca. O jogador saiu das Laranjeiras para defender o Botafogo, em 2007. Mas ficou pouco tempo no clube e o Madureira, que ainda tinha os seus direitos federativos, o negociou em definitivo com o MSV Duisburg, da Alemanha.

Em sua primeira experiência no futebol europeu, Maicon vestiu a camisa do clube alemão por três temporadas. Em seguida, o jogador retornou ao futebol brasileiro para defender o Figueirense e fez muito sucesso no futebol catarinense.

O São Paulo foi buscá-lo no Figueirense em 2011, quando Maicon chegou ao Morumbi. E foi no Tricolor paulista que ele conquistou o seu primeiro título internacional, o da Copa Sul-Americana de 2012, ao lado de Lucas Moura, hoje atuando na Inglaterra, e de Rogério Ceni, o goleiro e capitão da equipe, que atualmente é o seu treinador.

Depois de vestir a camisa do São Paulo, Maicon se mandou para o Grêmio, onde também teve muito sucesso. Além de campeão gaúcho, ele levantou os títulos da Copa Sul-Americana, outra vez, e o da Libertadores. Sua passagem no clube gaúcho foi extremamente vitoriosa, chegando a ser um dos ídolos do clube.

Após quase 10 temporadas atuando com a camisa do Grêmio, no início deste ano Maicon resolveu mudar de ares. Ele percebeu que a carreira já estava em reta final, se despediu do Tricolor gaúcho, fez uma pequena pausa, e tentou defender o CRB na atual Série B do Campeonato Brasileiro.



Pendurando as chuteiras

O grande problema de Maicon no CRB foi a forma física. Sem conseguir chegar ao auge físico e, principalmente, sofrendo com seguidas lesões, ele sentiu que o objetivo de ajudar o clube alagoano em buscar o cobiçado título da Série B em 2022 não seria alcançado. E reconhecendo que o custo-benefício não era benéfico a sua equipe, teve atitude elogiada por todos quando pediu a rescisão de contrato para não onerar ainda mais os cofres do CRB.

Confira o texto que Maicon publicou em seu Instagram:

“Não podia ter escolhido melhor data. Dia muito especial para mim, amigos e família: dia do meu aniversário. Também, dia de me despedir do futebol, que esteve presente em mais da metade da minha vida. Meus agradecimentos ao Madureira, Fluminense, Bangu, Botafogo, MSV Duisburg, Figueirense, São Paulo, Grêmio e CRB. Foram nessas equipes que fiz minha trajetória dentro das quatro linhas com muitas alegrias, títulos e partidas marcantes nos mais de 600 jogos disputados. Nesses 18 anos de carreira, conquistei 15 troféus, consegui ajudar com mais de 50 gols e fui lembrado pela seleção de meu país. Deixo um abraço imenso para todos os torcedores, torcedoras e fãs do meu trabalho, pois vocês foram muito importantes nessa caminhada´´, escreveu em seu Instagram.