Brasileiro jogou por Barcelona e Real Madrid antes de virar moda

O movimento de jogadores entre Barcelona e Real Madrid é comum durante a história dos dois clubes. Nomes como Ronaldo, Eto’o e Figo (apesar do caso não ter pego bem), entre outros aparecerem nesta lista seleta de privilegiados de jogarem em dois dos maiores clubes do futebol mundial.

Entretanto, um brasileiro ficou marcado para os espanhóis, sendo ídolo tanto em Madrid, como na Catalunha. Evaristo de Macedo, carioca que jogou no velho continente nas décadas de 50 e 60, marcou seu nome por onde jogou, conquistando títulos importantes.          

Com passagem inicial pelo Flamengo onde sagrou-se tricampeão carioca, o jogador logo foi convocado para a Copa América de 1957. Porém, não disputou a Copa de 58 pelo Brasil por não haver tempo suficiente do encerramento do campeonato espanhol e o início dos treinamentos da equipe que viria a ser campeã mundial.

A trajetória na Espanha

Evaristo desembarcou em Barcelona em 1958, onde vestiu a camisa Culé por três temporadas. Logo na primeira, o atacante ajudou o time a conquistar a La Liga e a Copa do Rei, mostrando o faro artilheiro que tinha desde os tempos de Flamengo.

O brasileiro também acabou ganhando o título da La Liga da temporada seguinte, e conseguiu recordes históricos dentro da Catalunha, sendo o primeiro jogador a marcar um hat-trick (três gols numa mesma partida) dentro do Camp Nou e o primeiro a marcar o mesmo número de gols no Santiago Bernabéu, então estádio do maior rival Real Madrid.

O gol mais marcante de Evaristo com a camisa do Barça aconteceu na Liga dos Campeões da temporada 1960/61, contra os Merengues. Após um empate na partida de ida da fase eliminatória, o atacante marcou na vitória no jogo da volta, levando a equipe até a final da competição, perdendo o título para o Benfica de Eusébio.

Depois de perder o título espanhol para o Real Madrid na temporada seguinte, Evaristo decidiu-se se mudar para a capital espanhola, vestindo a camisa branca. Sendo bicampeão espanhol e o quarto brasileiro na história a jogar no clube madrilenho, o atleta marcou época. Sofrendo com lesões frequentes, o atacante retornou ao Brasil, para encerrar sua carreira no Flamengo.