Brasil foi eliminado da Copa do Mundo para seleção que precisou de vaquinha pra disputar o torneio

Na manhã desta quarta-feira (2), o Brasil empatou em 0 a 0 com a Jamaica e se despediu da Copa do Mundo Feminina 2023. No que foi uma das piores campanhas da história da Seleção no mundial, a Canarinho não conseguiu marcar um gol sequer contra uma seleção que precisou realizar uma vaquinha para viajar até a Austrália/Nova Zelândia.

Para financiar os custos do torneio, a equipe caribenha optou por recorrer a doações online feitas por seus torcedores, uma vez que não recebeu um apoio total por parte da federação local. A concepção dessa iniciativa partiu de Sandra Phillips-Brower, mãe da meio-campista Havana Solaun, que a implementou por meio da campanha intitulada “Reggae Girlz Rise Up”.

Essa arrecadação tem como objetivo cobrir as despesas relacionadas à viagem da seleção até a Oceania, além de outras necessidades como acomodação, instalações para treinamento e alimentação durante o torneio. Até o momento, a “vaquinha online” conseguiu angariar aproximadamente 52 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 245 mil.

“Aqueles acima de nós não acreditam na gente e sempre nos colocam em situações que não queremos passar, mas isso nos dá mais energia para ir bem”, disse a goleira Spencer após a partida. A arqueira foi eleita a melhor jogadora do confronto.

Em 2019, as Reggae Girls já haviam participado da Copa do Mundo, tornando-se a primeira nação do Caribe Central a realizar esse feito. No entanto, naquela edição, foram eliminadas durante a fase de grupos do torneio. Agora, a seleção caribenha avança para as oitavas de final junto da França.