Ato de vandalismo é cometido contra Vinicius Jr na Espanha

Vinicius Jr continua dando o que falar na Espanha. Por conta do brasileiro ter sido alvo de insultos racistas por torcedores em Valência, durante jogo do Real Madrid diante da equipe local, o atacante foi assunto em toda a mídia internacional, que condenou os atos dos espanhóis. No entanto, mesmo sendo vítima de racismo na La Liga, há jornais da Espanha e adeptos de clubes rivais que criticam o jogador, pondo seu comportamento como o verdadeiro culpado pela tensão deflagrada no último final de semana.

E o fato de alguns espanhóis taxar o brasileiro como o provocador de todo caos que está sendo visto e dos gritos de “mono” (macaco, em tradução livre) de torcedores rivais, foi reforçado nesta quarta-feira (24).

Um pôster colocado na parte externa do Santiago Bernabéu, onde está o brasileiro ao lado do francês Karim Benzema, que dividem o cartaz com todos os troféus que o Real Madrid ganhou na Champions League, amanheceu totalmente rasgado e vandalizado na parte onde se encontra o rosto do atacante.

Vinicius Jr tem sido vítima de racismo em outras ocasiões

Além dos atos racistas contra Vinicius Jr, no último final de semana, o brasileiro já havia sido vítima de inúmeros outros ataques de racismo em vários estádios da Espanha.

Em 24 de outubro de 2021, no duelo Barcelona x Real Madrid, os torcedores da equipe catalã chamaram o brasileiro de “macaco” nas arquibancadas do Camp Nou. La Liga chegou a apresentar uma denúncia à Fiscalía de Odio de Barcelona, mas o caso foi arquivado após as autoridades locais não conseguirem identificar os racistas.

Em de março de 2022, Vinicius Jr ouviu insultos racistas desde que chegou ao estádio do Mallorca, adversário do Real Madrid na ocasião.

Mais uma vez a La Liga apresentou uma denúncia e ela foi arquivada logo em seguida, com a seguinte justificativa: “a expressão e os sons proferidos, indiscutivelmente característicos de atitudes profanas e desprezíveis, ao mesmo tempo vexatórias e absolutamente rejeitáveis, não parecem inicialmente abarcar, para o presente caso [sons de macaco], a dimensão penal pública que se postula”

E mais outros dois casos aconteceram neste ano: Bétis x Real Madrid, em 5 de março de 2023, e Barcelona x Real Madrid, em 19 de março de 2023.