Arena das Dunas: a jóia arquitetônica do América de Natal

Localizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, a Arena das Dunas é um dos estádios brasileiros que foi construído justamente para a Copa do Mundo de 2014. No entanto, pode-se dizer que ele se destaca de todos os demais por um ponto em específico: a sua arquitetura simplesmente única.

Inaugurado em janeiro de 2014, o estádio começou a ser pensado ainda no final do da década de 2000, anos após o Brasil ter sido oficializado como sede do Mundial de 2014. A Arena das Dunas envolveu uma parceria público-privada, viabilizada pelo Governo do Rio Grande do Norte e a OAS Engenharia.

Apesar de ter sido idealizada visando o Mundial de Seleções, a Arena das Dunas é, hoje em dia, a casa do América de Natal – um dos principais clubes do Rio Grande do Norte. Atualmente, no entanto, a equipe não vive a melhor fase da sua história, estando na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

Isso não faz, no entanto, que a história da Arena das Dunas seja menos importante. Desde que foi inaugurado, o estádio já recebeu diversas competições de futebol de grande relevância, sendo palco de partidas da Seleção Brasileira – tanto masculina quanto feminina.

A história da construção da Arena das Dunas

Em de 2007, o Brasil foi oficializado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como país sede da Copa do Mundo de 2014. Naquele mesmo ano, a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, se candidatou para ser uma das sedes da competição. Começava ali, então, a história de um projeto que viria a culminar na construção da Arena das Dunas.

O primeiro projeto apresentado envolvia a construção do chamado “Estádio Estrela dos Reis Magos”, o qual ficaria em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. No entanto, meses depois, o Governo do Estado apresentou um novo projeto, que fortaleceu a candidatura da cidade para a Copa: a Arena das Dunas.

Depois de muitos trâmites políticos, públicos e privados, a Arena das Dunas finalmente pôde sair do papel. O início das obras se deu em 15 de agosto de 2011, com a previsão inicial de inauguração marcada para dezembro de 2013. No entanto, o estádio só veio a ser inaugurado em 2014, justamente no ano de realização da Copa.

No dia 22 de janeiro de 2014, uma solenidade com a presença do presidente da república e de representantes da FIFA foi realizada para a inauguração da Arena das Dunas. Estava pronto mais um estádio que viria a ser utilizado na Copa do Mundo e, sem sombra de dúvidas, um dos visualmente mais marcantes de todos.

A partida de inauguração da Arena das Dunas

A partida de inauguração da Arena das Dunas só foi realizada no dia 26 de janeiro de 2014, quatro dias depois da solenidade envolvendo autoridades. Naquele dia, inclusive, houveram nada mais nada menos do que duas partidas inaugurais – uma válida pela Copa do Nordeste e outra pelo Campeonato Potiguar.

Arena das Dunas vista de dentro

Na Copa do Nordeste, América de Natal se enfrentaram naquele que foi o primeiro jogo oficial da Arena das Dunas, com resultado positivo para o clube da capital. Já no Potiguar, o ABC venceu o Alecrim, fechando a noite de partidas de um dos estádios mais bonitos, e recentes, do futebol brasileiro.

Grandes jogos disputados na Arena das Dunas

A Arena das Dunas foi projetada justamente para ser uma verdadeira atração turística esportiva dentro do Brasil. Sendo assim, não é de se estranhar que, ao longo de quase uma década de existência, o estádio tenha recebido alguns grandes jogos de nível internacional – uma vez que tenha sido construído para a Copa do Mundo, inclusive.

No Mundial de 2014, a Arena das Dunas recebeu, ao todo, quatro jogos, sendo que todos foram realizados na fase de grupos. A primeira partida da Copa a ser disputada no estádio foi o confronto entre México e Camarões, em que os mexicanos levaram a melhor. Gana x Estados Unidos, Japão x Grécia e Itália x Uruguai foram os outros confrontos do local.

Logo no ano seguinte, a Arena das Dunas também recebeu o Torneio Internacional de Futebol Feminino, o qual envolvia a participação de quatro seleções: Brasil, Canadá, México e Trinidad e Tobago. Todos os jogos foram realizados no estádio e, no final, a Seleção Brasileira saiu campeã.

Ao longo dos anos, a Arena das Dunas também foi palco de clássicos do futebol do Rio Grande do Norte. A mais recente decisão disputada no estádio foi a final do Campeonato Potiguar de 2022, no jogo de ida, em que América de Natal e ABC empataram em 2 a 2 – sendo que o América terminou campeão.

Detalhes e curiosidades da Arena das Dunas

A Arena das Dunas possui esse nome justamente porque teve sua arquitetura baseada nas dunas do Rio Grande do Norte. É possível perceber isso logo de cara, ao olhar para o estádio, que possui a cobertura em um formato que remete ao movimento dessa atração turística do estado.

O projeto partiu da empresa estadunidense Populous e acabou rendendo à Arena das Dunas o prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra Pública e prêmio Master. Foi eleito pela revista Veja, também, o estádio mais verde e sustentável entre os que foram projetados para a Copa, recebendo o selo cinco estrelas da Sisbrace.

A Arena das Dunas tem capacidade para 31.375 espectadores atualmente. O maior público da história do estádio foi a partida entre América de Natal e Flamengo, válida pela Copa do Brasil de 2014, em que o Mengão saiu vitorioso pelo placar de 1 a 0.