Arábia Saudita não para e anuncia criação de Copa do Mundo

Os investimentos da Arábia Saudita nos esportes não param. Dessa vez, o governo do país passará a investir no segmento de esportes eletrônicos, um dos que mais cresceu no mundo nos últimos anos.

O príncipe Mohammed bin Salman anunciou nesta segunda-feira (23) a criação de uma “Copa do Mundo” de esportes eletrônicos.

Arábia Saudita nos esports

O anúncio foi realizado durante a conferência The New Global Sport Conference. O torneio terá uma série de modalidades e premiações que prometem ser as maiores da história do esporte eletrônico.

A ideia é que a Copa do Mundo seja disputada anualmente a partir do verão de 2024 na cidade de Riade, capital da Arábia Saudita. O campeonato será organizado pela Esports World Cup Foundation, uma entidade sem fins lucrativos encarregada de impulsionar os esportes eletrônicos no mundo.

Durante a conferência, bin Salman esteve junto de Gianni Infantino, presidente da Fifa, e Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr. O príncipe falou com a imprensa sobre o novo projeto do governo.

“A Copa do Mundo de esports é o próximo passo natural na jornada da Arábia Saudita para se tornar o principal centro global de jogos e esportes eletrônicos, oferecendo uma experiência de esportes eletrônicos incomparável que ultrapassa os limites da indústria”, declarou

A intenção da Arábia Saudita ao investir nos esportes eletrônicos é diversificar sua economia e estimular o turismo, além de melhorar a imagem do país para a comunidade mundial. Não foram revelados mais detalhes sobre o torneio, mas o governo garante que os jogos mais populares do mercado estarão presentes na competição.

Recentemente, o governo saudita comprou as organizadoras de campeonatos eletrônicos ESL e FACEIT. O país também promoveu o Gamers8, com premiação de 45 milhões de dólares (cerca de R$ 225 milhões).