Apenas um time conseguiu a marca necessária para salvar o Juventude

A equipe de Caxias do Sul vive uma fase complicadíssima na elite do Brasileirão. Tendo de somar 27 pontos em apenas 11 rodadas, o Juventude está com os dias contados.

Com 18 pontos em 26 rodadas, a equipe conta com apenas três vitórias, 14 derrotas e 9 empates. Estatísticas revelam que a chance de jogar a Série B em 2023 passa dos 98%. Para diminuir esta porcentagem e conseguir se salvar do temido Z-4, o time deve fazer 45 pontos, tendo 75% de aproveitamento no campeonato, o que aos olhos de muitos, parece ser missão impossível.

“Ninguém jogou a toalha e vamos lutar até o fim. Ainda é possível e estamos tentando colocar isso na cabeça dos jogadores, o máximo possível, estamos jogando bem limpo com eles. Eles sabem o tamanho da bronca que estamos metidos”, revelou Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol no Juventude.

Fernando Alves/EC Juventude

Cariocas em destaque

A única equipe que chegou próximo aos 79% de aproveitamento na história dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, foi o Flamengo de 2019, que terminou a competição com incríveis 90 pontos, e conquistou seu heptacampeonato.

Outra trajetória que ficou para a história de uma equipe do Rio de Janeiro, foi a do Fluminense em 2009, que na época, chegou a ter 99% de chance de rebaixamento, mas conseguiu se salvar heroicamente. Neste ano, o Tricolor Carioca teve a mesma pontuação do Juventude já na 25ª rodada do Brasileirão, mas há um porém nisso tudo. A distância para deixar o Z-4 era de apenas oito pontos. Atualmente, a equipe caxiense possui 10 a menos que o Coritiba, primeiro time a escapar da zona de rebaixamento.

Com 13 partidas pela frente na competição em 2009, o Flu contou com oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, incluindo uma sequência de seis vitórias consecutivas, chegando perto dos 72% de aproveitamento. Na partida final, um empate diante do Coritiba em 1 a 1, fora de casa, salvou a equipe carioca do perigoso rebaixamento.

Jogando em casa

Das três vitórias somadas no campeonato, duas foram no Alfredo Jaconi, a casa do Juventude.

Agora, nas próximas 11 partidas, seis serão em Caxias do Sul, podendo dar uma esperança ao torcedor Jaconero. Uma delas é no domingo (18), diante do Fortaleza, que recentemente conseguiu se salvar da lanterna do Brasileirão e está fora do Z-4. A partida acontece às 18h.