Ancelotti que se cuide! Xavi tem surpresa na manga para encarar o Real Madrid

Em 27 de outubro de 2023, o FC Barcelona está se preparando para seu confronto clássico contra o Real Madrid. Xavi Hernández, treinador principal do Barça, está planejando mudanças estratégicas abrangentes a respeito do papel do jogador português João Cancelo nesse embate. Xavi mantém seus planos estratégicos em sigilo fora dos treinos do time, mas algumas informações foram reveladas. A mudança mais significativa envolve o posicionamento de Cancelo durante o jogo.

Considerado o melhor marcador para conter Vinicius, atacante do Real Madrid, o zagueiro uruguaio Ronald Araujo está sendo cotado para se posicionar na lateral direita. Isso impactará diretamente a posição de João Cancelo, que normalmente ocupa esse espaço. Xavi está planejando mover Cancelo para o centro do campo, contribuindo na construção da jogada ofensiva e defensiva.

Xavi acredita que Araujo será mais eficaz ao conter Vinicius, dada a sua experiência passada. Com Araujo no lado direito, Cancelo será capaz de se mover livremente pelo centro do campo, aplicando as suas habilidades defensivas e ofensivas conforme necessário. Essa mudança permitirá que Cancelo também esteja disponível para marcar Jude Bellingham, do Real Madrid, que frequentemente chega ao gol adversário.

Como essa mudança afetará o resto da formação?

Essa estratégica de reajuste de posições resultará em outras mudanças na formação inicial da equipe. Oriol Romeu provavelmente começará o jogo no banco, com Gündogan assumindo a posição de meio-campo e recebendo o apoio de Cancelo. Com o grande momento de Fermín e Gavi, Xavi está ansioso para aproveitar suas habilidades no meio-campo.

Essa nova tática servirá tanto para impulsionar a ofensiva quanto para melhorar as defesas do Barça, potencializando as chances da equipe contra o renomado Real Madrid. A formação final do ataque do Barcelona dependerá do estado de recuperação de Lewandowski. Se o jogador estiver apto, ele formará a linha de frente com João Félix, deixando a ala direita para Lamine Yamal ou Ferran Torres.