Alguns números do Brasileirão 2023 que certamente você não sabia

O Brasileirão 2023 foi um dos mais disputados dos últimos anos. O Botafogo apresentou uma grande queda de rendimento e viu o título escapar para o Palmeiras.

Além disso, o campeonato deu destaque para alguns jogadores e clubes em diferentes estatísticas.

Estatísticas do Brasileirão 2023

Eleito o craque do Brasileirão, Luis Suárez foi o jogador que mais se envolveu diretamente em gols na competição. O “Pistolero” participou de 28 dos 63 gols anotados pelo Grêmio (44%), com 17 bolas na rede e 11 assistências.

Outra estatística que pesa a favor do uruguaio ter sido escolhido o craque do campeonato foi seu desempenho em momentos decisivos (quando a equipe estava perdendo ou empatando). Das 28 participações em gols de Suárez, 21 delas foram decisivas, com 12 gols e nove assistências.

Falando agora em dupla, o grande destaque foi a parceria entre os atacantes Hulk e Paulinho do Atlético Mineiro. A dupla distribuiu nove assistências um para o outro em 32 finalizações que foram geradas somente pelos dois.

Confira outras estatísticas individuais e coletivas do Brasileirão 2023:

Time com mais posse de bola

Para a surpresa de quase nenhum torcedor, o Fluminense foi a equipe que teve maior média de posse no campeonato, com 58,4%. O São Paulo vem logo atrás com 58,3% e o Flamengo fecha o top 3 com 56,4%.

Jogador que mais bloqueou finalizações

Apesar do Corinthians ter sofrido muitos gols neste Brasileirão, o zagueiro Gil foi um destaque da equipe. Ele liderou o ranking de finalizações bloqueadas, com 34 intervenções em 32 jogos.

Jogador com menos minutos para marcar um gol

O atacante Tiquinho Soares foi o principal nome do Botafogo no 1º turno, porém caiu de rendimento assim como a equipe no returno. Mesmo assim, ele foi o jogador que precisou de menos tempo para marcar um gol.

Ele marcou 17 gols em 2.695 minutos (159 de média). Vitor Roque, com a mesma média, mas menos minutos e gols, e Endrick, com 161 minutos, fecham o top 3.

Time com mais finalizações

Quando o assunto é chutar ao gol, o Red Bull Bragantino foi especialista neste Brasileirão. A equipe de Bragança Paulista foi a que mais finalizou na competição, com 615 (média de 16,2 por partida).

O Palmeiras vem em 2º lugar com 582 (média de 15,3 por partida) e o Athletico Paranaense completa o pódio com 536 (média de 14,1 por partida).