Além da camisa 10, Pelé já usou outro número durante a carreira no futebol

De maneira surpreendente, a camisa utilizada por Pelé em sua trajetória no futebol, proporcionou o prêmio de R$ 1 milhão para uma participante do programa “Quem quer ser um milionário”, da TV Globo. Jullie Dutra, jornalista de Pernambuco, foi questionada: “Pelé foi campeão da Copa do Mundo de 1958 usando qual número na camisa?”. Assim, as opções contavam com: 10, 11, 17 e 18.

A resposta era 10 e parecia ser óbvia para grande parte dos brasileiros que assistiam o programa, considerada até mesmo uma pergunta fácil. No entanto, mesmo que Pelé tenha se consagrado com a camisa 10, o jogador utilizou outras numerações ao longo da carreira. O ídolo mundialmente conhecido no meio esportivo, iniciou carreira na categoria infantojuvenil do Bauru Atlético Clube.

Na época, utilizava a camisa 8 (ou 9). Não se sabe ao certo sobre a numeração, já que em vida, Pelé ofereceu duas versões diferentes sobre o número utilizado naquele momento. Em entrevista ao Esporte Interativo, ele afirmou que utilizava a 8. No entanto, à Revista Placar, Pelé também garantiu que era responsável por utilizar o uniforme com a numeração 9.

Santos toma atitude inusitada sobre camisa de Pelé

Já em 1958, convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, Pelé teria que vestir novamente a camisa 8, mas acabou recebendo a 10. O motivo também conta com duas diferentes versões. Para o Rei, o número 10 era por ser o décimo atleta brasileiro inscrito. No entanto, na visão de Zagallo, o ponta esquerda na época, garantiu que fazia referência às malas de viagem dos atletas.

No entanto, Pelé ficou verdadeiramente marcado pela camisa 10, principalmente no Santos. Por isso, o clube paulista que foi rebaixado pela primeira vez em sua história em 2023, decidiu que não utilizará a numeração enquanto estiver em compromisso pela Série B do Brasileiro. Será uma forma de preservar os anos de soberania, quando contava com o ídolo do clube.