Agora ficou mais fácil para escapar do rebaixamento no Brasileirão

Em agitada temporada, as equipes seguem a todo vapor em atuação pelo Brasileirão, cada uma com um objetivo específico. Com o passar das rodadas, a preocupação fica ainda maior aos times que disputam na parte de baixo da tabela, como: Santos, Vasco da Gama, América e Coritiba. Assim, as equipes começam a calcular a pontuação necessária para se livrar do rebaixamento.

No atual formato do Campeonato Brasileiro, as equipes passavam a calcular 45 pontos, como um número mágico, pensando em evitar o rebaixamento à Segunda Divisão. No entanto, levando em considerando as 17 edições anteriores, contando com 20 times, os dados apontam que em poucos casos as equipes precisaram completar a pontuação para evitar o Z-4.

A marca do rebaixamento é projetada considerando apenas um ponto a mais que o 17º colocado, dono da primeira vaga na zona de rebaixamento. De acordo com os cálculos do site Probabilidades no Futebol, feito pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a segunda divisão poderá ser evitada ao acúmulo de 41 pontos, na atual temporada.

América busca virada de chave no Brasileirão

Assim, caso a equipe complete os 41 pontos, as chances de rebaixamento representam cerca de 45,70%. Ainda de acordo com dados da UFMG, com 42 pontos, a possibilidade cai para apenas 26,13%. Pensando nos 42 pontos, o América, que ainda atuará em 17 jogos, teria que ir em busca de 26 pontos dos 51 que ainda disputa, algo que aponta um aproveitamento de 51%.

Atualmente, o aproveitamento da equipe mineira é de apenas 25,4%. Logo, o time comandado por Fabián Bustos teria que buscar uma virada de chave impressionante nas últimas rodadas, para cogitar não disputar a segunda divisão na temporada de 2024. A queda do América seria novamente uma decepção ao futebol mineiro.