5 documentários sobre futebol que você precisa assistir 

Você sem sombra de dúvidas já assistiu uma partida de futebol tão boa e emocionante que pensou: nossa, parece um roteiro de cinema. Pois é, esse esporte é capaz de nos proporcionar muitas histórias, dos mais diferentes gêneros possíveis, em cada partida. E foi justamente por isso que separamos então uma lista com 5 documentários sobre futebol que você precisa assistir.

O futebol de fato possui uma estrutura que se assemelha muito a um roteiro de cinema. A começar por como funcionam as competições. Assim como em praticamente todos os esportes, os torneios começam com equipes que precisam vencer para então se consagrar campeões. E o que é vencer senão, de certa forma, se superar?

Superação, de uma maneira geral, é um dos temas mais utilizados no cinema e nas séries de TV. O personagem precisa se superar para alcançar o objetivo. O ápice, obviamente, é quando ele realmente alcança o que desejava (normalmente, o título), mas o que acontece nesse caminho é o que dá profundidade e dramaticidade para a história.

O futebol, no fim das contas, está repleto dessas histórias que por si só dão obras incríveis. O time que começou em último e terminou em primeiro. O jogador que se lesionou e, depois de dar a volta por cima, virou o melhor do mundo. Ou, até mesmo, o treinador que, bem relacionado com os demais, levou o clube à conquista.

Dito isso, confira alguns dos melhores documentários sobre futebol:

Diego Maradona (2019)

É discutível se o conjunto da obra de Diego Armando Maradona faz com que ele seja ou não um dos três melhores jogadores de todos os tempos. No entanto, é simplesmente inegável que ele não seja uma das maiores e mais relevantes figuras da história do futebol internacional. Afinal de contas, alcançou o apelido de “Deus”.

Um dos melhores documentários sobre futebol que você vai encontrar atualmente é Diego Maradona. O longa-metragem de 2019, dirigido por Asif Kapadia (cineasta conhecido justamente por dirigir biografias de pessoas famosas) foi indicado em diversos festivais e premiações, incluindo o BAFTA (Prêmios da Academia Britânica de Cinema).

O filme conta a história de Maradona, mas não necessariamente dos primeiros dias até os últimos de sua vida. Na verdade, o seu foco está na ida e passagem do jogador pelo Napoli, clube italiano onde o jogador argentino não apenas foi extremamente bem-sucedido como, também, se tornou ídolo absoluto.

O diretor usa essa passagem de Diego pelo Napoli para mostrar as múltiplas faces do jogador argentino. De craque absoluto dentro de campo, à polêmico fora dos gramados e extremamente politizado em ambos os espaços. O longa também mostra como Diego, ao lado de Careca (ex-São Paulo) e outros tantos bons jogadores, levou a equipe italiana à conquista do seu primeiro campeonato. 

Disponível: HBO Max

Ronaldo, o Fenômeno (2022)

Lembram que eu falei que a “superação” é algo que está muito presente nas histórias do futebol? Pois é, quando pegamos essa característica e a jogamos para dentro de campo, atrelando-a a um jogador, talvez poucos se encaixam tão bem quanto Ronaldo Fenômeno, o lendário camisa 9 do pentacampeonato da Seleção Brasileira.

E é justamente essa história de superação que é contada em Ronaldo, O Fenômeno – um dos melhores documentários de futebol que você vai encontrar hoje em dia. Produzido pela própria Globoplay, o longa-metragem mostra a jornada de recuperação física e mental de Ronaldo até a conquista da Copa do Mundo de 2002.

O longa perpassa por momentos que vão desde os primeiros anos de carreira de Ronaldo, quando era uma grande promessa no Cruzeiro, até suas passagens vitoriosas pelo PSV, Barcelona e Inter de Milão. Do problema de saúde que praticamente lhe tirou do final de 1998 até a convocação da Copa do Mundo seguinte.

A principal superação retratada, no entanto, é a de como Ronaldo conseguiu contornar a grave lesão no joelho que sofreu enquanto atuava pela Inter. Como fez tudo isso, com um técnico que não queria lhe colocar para jogar, e ainda foi convocado como dúvida para a Seleção Brasileira em 2002 – terminando o ano como Melhor do Mundo.

Disponível: Globoplay

Take The Ball, Pass The Ball 

Existem alguns esquemas de jogo que acabaram se consagrando na história do futebol. É o caso do chamado Carrosel Holandês, dos incríveis holandeses da década de 1970, que chamaram a atenção em competições como Eurocopa e Copa do Mundo. Assim é, também, o tiki-taka construído por Pep Guardiola no Barcelona de 2009, 2010 e 2011. 

Um dos melhores documentários sobre futebol que você pode encontrar é o Take The Ball, Pass The Ball. O longa-metragem conta justamente a história desse lendário Barcelona, comandado por Guardiola e com estrelas como Messi, Xavi, Iniesta, Henry e Eto’to, que conquistou o mundo com uma maneira muito única de jogar.

O documentário retrata muito bem a forma como a mente de Guardiola funcionava naquele Barcelona. Como o técnico espanhol conseguia com que a equipe mantivesse um jogo baseado na valorização da posse de bola, em que, assim que um jogador a recebe, precisa logo encontrar outro para se livrar.

O ápice do “futebol total” retratado em um documentário que ainda conta com a genialidade de craques, como Lionel Messi – que venceu a sua primeira Bola de Ouro justamente no ano em que conquistou a Champions com Guardiola. Um time que ficou eternizado, retratado em um documentário excelente.

Disponível: aluguel e compra na Google Play e Apple TV.

Bem-Vindos ao Wrexham 

Um dos melhores documentários sobre futebol dos últimos anos é, na verdade, uma série documental que se tornou extremamente popular. Estamos falando de Bem-Vindos ao Wrexham, obra que une o esporte, entretenimento e uma história que, apesar de ainda não retratada na série, é de uma superação gigantesca.

Bem-Vindos ao Wrexham é focado no Wrexham Football Club, um time que atualmente disputa a quarta divisão do futebol inglês. A série documental irá retratar a dinâmica e ascensão do time a partir do momento em que ele foi comprado por ninguém mais ninguém menos do que Ryan Reynolds, ator conhecido por Deadpool e outros filmes.

A obra se destaca não apenas pelas várias passagens bem humoradas como, também, e principalmente, pelo retrato de superação. Isso porque o Wrexham vai de um time extremamente desacreditado para um clube que aos poucos está conquistando o seu espaço nas principais divisões do futebol inglês.

E se você acha que o clube conta com uma torcida fraca ou ínfima apenas porque está na quarta divisão, definitivamente não conhece a paixão dos ingleses pelo futebol. Toda a essência dessa grande paixão cultivada por eles por esse esporte é, de certa forma, muito bem retratada na série.

Disponível: Star

Brasil 2002: Os Bastidores do Penta (2022)

E para finalizar a lista dos melhores documentários sobre futebol para você assistir, temos uma história que está eternizada na mente dos brasileiros que amam esse esporte – mesmo aqueles que não a viram ser contada. Estamos falando da conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo, em 2002.

Toda essa história é retratada em Brasil 2002: Os Bastidores do Penta, longa-metragem que relata desde os menores até os mais relevantes detalhes da Seleção pentacampeã do mundo – título que até hoje, 20 anos depois, ainda não foi alcançado por absolutamente nenhuma outra nação.

A alegria no vestiário, comandada geralmente por Ronaldo, Ronaldinho (ex-Grêmio), Roberto Carlos (ex-Palmeiras) e companhia; as dificuldades internas, os problemas de expectativa e muito mais. Tudo isso retratado em um longa simples, porém forte para os amantes do futebol. 

Disponível: Netflix