20 jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro

Todo amante do futebol conhece aquele jogador que simplesmente cheira a bronca e confusão. Um atleta que, quando entra em campo, até mesmo o juiz já passa a encarar com uma certa preocupação – porque dali pode sair uma briga ou confusão. Pensando nisso, separamos para você uma lista com os 20 jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro.

Se tem um país que é simplesmente expert em formar jogadores polêmicos e sedentos por confusão, esse país é o Brasil. Ao lado da Argentina, formamos atletas que realmente se destacam como ninguém dentro de campo – nesse caso, seja pela habilidade ou pelas polêmicas causadas e consolidadas.

Foi a partir da década de 1990 que o Brasil começou a formar jogadores realmente polêmicos dentro dos gramados. O perfil vai desde aquele que gosta de brigar por tudo até o que é craque, mas que adora provocar com a bola no pé e, a partir disso, arma uma confusão generalizada dentro das quatro linhas.

Dito isso, confira um pouco mais sobre quem são os 20 jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro:

O perfil dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro

Antes de tudo, precisamos deixar claro que essa lista de jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro não envolve somente jogadores que adoram brigar dentro de campo. Mesmo com apenas essa característica, dava para fazer um apanhado de pelo menos 50 com grande destaque.

Mas acontece que o perfil dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro acaba variando bastante, como já citado anteriormente. Tem aquele que é polêmico por, realmente, começar confusões de uma hora para outra em uma dividida de bola ou em um estranhamento com o jogador da outra equipe.

No entanto, tem aquele que é polêmico por dar declarações fortes fora das quatro linhas e que acabam sendo trazidas, de uma forma ou de outra, para dentro dos jogos. Há também os jogadores que são debochados por natureza, adoram fazer marra e tirar onda com o adversário e, por isso, viram alvos de polêmicas.

Nesta lista, você vai encontrar simplesmente de tudo. Confira:

Edmundo

Quando o assunto são jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro, quem sempre figura no topo da lista é Edmundo. O atacante que fez história com a camisa do Vasco e do Palmeiras era uma verdadeira pedra no sapato dos marcadores, mas também daquele que deve amenizar os ânimos dentro de campo: os juízes.

Apelidado carinhosamente pelos torcedores de Bad Boy, Edmundo não tinha meia palavras, se metia em briga sempre que possível dentro de campo e dava declarações bastante fortes nas entrevistas de saída de campo. Além disso, ficou conhecido por ser um cara bastante cabeça quente e que explode nas suas falas e críticas.

São incontáveis as vezes que o jogador já se meteu em brigas. Um exemplo foi uma pancadaria generalizada em uma partida entre Palmeiras e São Paulo. Outra, foi no confronto entre Flamengo e Vélez Sarsfield em que ele levou um verdadeiro knockout depois de provocar um adversário.

Romário

E quem praticamente anda de mãos dadas com Edmundo no topo da lista de jogadores mais polêmicos da história é Romário – mas só nesse critério. É de conhecimento geral que os dois atletas não se dão bem e, mesmo anos depois de terem se aposentado dos gramados, continuam trocando farpas em declarações.

Romário, que passou por Flamengo, Vasco, Fluminense, Barcelona e outros tantos clubes, era de longe o jogador mais marrento do Brasil na década de 1990 e início dos anos 2000. Dentro de campo, era um craque debochado. Fora dele, inflama polêmicas com declarações que paravam a imprensa. Uma das mais famosas é: “Pelé calado é um poeta”.

Edilson Capetinha

Se você procurar no YouTube pelas “melhores brigas do futebol brasileiro” muito provavelmente irá se deparar com um vídeo em que um jogador do Corinthians, no meio do jogo, simplesmente para a bola e começa a fazer embaixadinhas. Pois é, esse cara era Edilson Capetinha, outro atleta muito polêmico do Brasil.

Edilson era o tipo de jogador que causava polêmica pelas suas provocações dentro de campo, com a bola no pé, e não necessariamente fora das quatro linhas. Esse caso das embaixadinhas, inclusive, aconteceu em nada mais nada menos do que um clássico contra o Palmeiras – então dá para entender a confusão que se seguiu.

Renato Gaúcho

Se Romário é o jogador mais marrento da década de 1990, Renato Gaúcho certamente carrega esse título nos anos 1980. O ídolo do Grêmio é sem sombra de dúvidas um dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro – nesse caso, pelo que fazia dentro e fora das quatro linhas.

Renato Gaúcho possuía uma personalidade muito forte e isso transparecia muito nas suas entrevistas pós-jogo. Ele fazia questão de afirmar que era um dos melhores jogadores do Brasil, se colocando sempre em um pedestal que, em muitos casos, realmente ocupava. Além disso, tinha fama de baladeiro, pegador e era rei de declarações provocatórias.

Vampeta

Imagine a seguinte cena: o Brasil ganha uma Copa do Mundo e, no retorno ao país, em uma cerimônia do Palácio do Planalto, um jogador começa a rolar as escadas dando cambalhotas. Pois é, esse era Vampeta, que protagonizou essa cena após o título do Mundial de 2002 e está na lista de jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro.

Vampeta fez carreira no Corinthians e até hoje é ovacionado por lá. Ele adorava provocar os adversários do Timão, e foi o principal responsável pela origem do apelido “bambi” aos torcedores do São Paulo – termo que hoje em dia não pega muito bem no conceito geral. Além disso, quando não gostava de uma situação, não media palavras para criticar.

Túlio Maravilha

Um jogador que tem o adjetivo “maravilha” estampado quase como um sobrenome certamente tem um ego infladíssimo, não é mesmo? Pois é, pode-se dizer que Túlio Maravilha é um dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro, seja por suas provocações ou promessas dadas antes dos jogos.

Túlio era um verdadeiro personagem no futebol brasileiro. Jogou muita bola no Goiás e Botafogo e, pelas contas, realmente marcou mais de 1 mil gols em sua carreira. No entanto, assim como Renato Gaúcho, fazia questão de se colocar como um jogador ímpar, a ponto de cunhar frases de efeito como “Túlio ou nada”.

Paulo Nunes

O Diabo Loiro, Paulo Nunes, é outro que não pode ficar de fora da lista de jogadores mais polêmicos da história do futebol brasileiro. O atacante, que fez história com a camisa do Palmeiras e do Grêmio, era simplesmente viciado em fazer provocações fora das quatro linhas – principalmente para os seus rivais.

Uma das declarações mais polêmicas do jogador aconteceu em uma provocação ao Corinthians, quando disse: “fica com o paulistinha, que é o que eles merecem”. Na época, Paulo Nunes simplesmente voava com o Verdão.

Felipe Melo

Saindo das últimas décadas para um cenário mais atual, não há como não falar de Felipe Melo ao tratar dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro. Nesse caso, a polêmica não é necessariamente por ser provocador ou não ter meias palavras, mas sim por ser um verdadeiro porradeiro dentro de campo.

Felipe Melo está quase sempre arranjando uma briga dentro de campo – e quando não é ele que começa, ele vai ajudar a ganhá-la. Além disso, é viciado em fazer provocações e arrumar encrenca com a própria imprensa, em entrevistas e declarações extra-campo. O jogador fez isso com a camisa do Palmeiras, do Fluminense e até mesmo da Seleção Brasileira – onde foi protagonista na queda na Copa do Mundo de 2010.

Diego Souza

Outro jogador que simplesmente rodou por praticamente todas as equipes do país, e se envolveu em polêmicas em quase todas elas, é Diego Souza. O hoje atacante do Grêmio sempre foi expert em fazer críticas duras, debochadas e performáticas à arbitragem em entrevistas de saída de campo.

Além disso, costuma ser aquele jogador que simplesmente inferniza a vida do juiz durante a partida. Independentemente do contato, se cair dentro da área, ele irá correndo rápido para cima do dono do apito clamando por um pênalti. Algumas vezes, com razão – outras nem tanto.

Léo

O lateral Léo, do Santos, é outro que figura na lista de jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro. Ele não era necessariamente um jogador brigão dentro de campo, mas conhecido por dar declarações não apenas polêmicas como, muitas vezes, simplesmente irreais para provocar o adversário ou até a própria imprensa.

Uma das declarações mais conhecidas do jogador foi quando o Santos ganhou a Libertadores e estava perto de encarar o Barcelona, de Pep Guardiola, no Mundial de Clubes. Na entrevista da saída de campo, Léo falou: “vamos ver se o Barcelona é tudo isso mesmo”. O confronto entre as duas equipes terminou em 4 a 0…..para o Barça.

Kleber Gladiador

Como já citado anteriormente, todo mundo conhece um jogador que, quando entra em campo, sabe que a partida vai virar um inferno em termos de apito. Um atleta que se enquadra muito bem nesse perfil é Kleber Gladiador, de longe um dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro.

Kléber era o tipo de jogador que não necessariamente era polêmico pelo que falava, mas pelo que fazia. O atleta estava sempre se metendo em confusão dentro de campo e, assim como Edmundo, tinha uma certa fama de bad boy – guardadas as devidas proporções. Tem uma briga? Kléber vai estar no meio.

D’Alessandro

O argentino D’Alessandro é inegavelmente um dos maiores ídolos da história recente do Internacional de Porto Alegre. O jogador fez boa parte da sua carreira, encerrada há pouco tempo, com a camisa do Colorado. Nesse meio tempo, inclusive, deu para entrar para a lista dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro.

D’ale se tornou um jogador polêmico tanto pelas suas declarações, que muitas vezes eram bem fortes, quanto pelas brigas dentro de campo. O jogador já comprou briga com vários atletas, inclusive do próprio Colorado. Em um gre-nal, inclusive, iniciou uma confusão enquanto o árbitro ainda tirava na “moedinha” quem iria começar com a bola.

Luís Fabiano

Outro jogador que também adorava se meter em uma briga e dar declarações no mínimo controversas era o atacante Luís Fabiano. Outro grande nome da história recente do São Paulo, ele era conhecido por ser o cara que, se sofresse uma falta, iria partir para cima sem dó nem piedade para cobrança.

Uma das frases mais emblemáticas da carreira do jogador foi justamente em uma confusão contra o River Plate, que acabou em porradaria. Na saída para o vestiário, o atacante do Tricolor Paulista falou: “entre brigar e bater o pênalti, eu prefiro ajudar na briga”. E, de fato, ajudou – com direito a voadora e tudo.

Gabigol

Talvez um dos jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro atualmente seja ninguém mais ninguém menos do que Gabriel Barbosa, o Gabigol. O atacante do Flamengo, que já figura entre os principais artilheiros da história do clube em diversas competições, está quase sempre se envolvendo em confusões.

Dentro de campo, Gabigol é conhecido por reclamar sobre absolutamente tudo que acontece dentro da área e que pode resultar em um pênalti. Fora das quatro linhas, volta e meia se envolve em alguma polêmica – como na vez em que foi encontrado escondido embaixo de uma mesa em um cassino, durante o auge da pandemia de Covid-19.

Marcelinho Carioca

Talvez o nome mais “calmo” dessa lista de jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro seja Marcelinho Carioca. O jogador, que fez história com a camisa do Corinthians, acaba entrando nesse ranking quase pelo mesmo motivo que Edilson Capetinha – pelas provocações feitas dentro das quatro linhas.

Foram muitas as vezes que os dribles fora de hora de Marcelinho Carioca se tornaram provocações e geraram brigas em partidas do Timão. No entanto, verdade seja dita, ele nunca foi o jogador de ir para os microfones ou se envolver em problemas fora dos gramados.

Emerson Sheik

Outro jogador extremamente polêmico dentro e fora das quatro linhas era o atacante Emerson Sheik, que jogou por vários clubes do Brasil – do Fluminense ao Corinthians. Ao longo de sua carreira, o atleta acumulou declarações e atitudes polêmicas que até hoje são lembradas por muitos.

Em 2010, por exemplo, Emerson marcou o gol do título do Brasileirão do Fluminense e ficou magoado por não ter sido alçado ao status de ídolo por parte da torcida. Bolado, acabou cantando o Bonde do Mengão Sem Freio enquanto estava dentro do ônibus do tricolor das Laranjeiras – e essa foi apenas uma de suas polêmicas.

Fred

ídolo do Fluminense e um dos maiores artilheiros da história do Brasileirão da era dos pontos corridos, Fred também não poupava polêmica. O jogador estava sempre dando declarações fortes, provocativas e típicas daqueles atletas que saem com a cabeça quente do gramado na hora de falar aos microfones.

Em um dos casos mais icônicos, Fred se irritou com um jornalista em uma entrevista de saída de campo, quando jogava pelo Fluminense. “Vamos falar sobre o jogo?”, disse ele. Quando o repórter perguntou sobre o que ele tinha achado do jogo, o atacante respondeu: “Que jogo? Não sabe nem fazer uma pergunta”.

Valdívia

Apesar de não ser brasileiro, Valdívia certamente não tem como ficar de fora da lista de jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro. O meia que fez história com a camisa do Palmeiras e inclusive chegou a alcançar o status de “ídolo recente” estava sempre envolvido em alguma pequena polêmica.

Geralmente, as polêmicas se davam em cima de seu temperamento dentro de campo. Valdívia adorava provocar os seus adversários, principalmente com a sua marca registrada: o chute no vácuo. Acontece que, com isso, muitas vezes acabava comprando uma briga sem limites.

Neymar

Tudo bem, o Neymar realmente não ficou muito tempo no Brasil. O craque jogou por apenas alguns anos aqui, mas ainda assim se tornou ídolo absoluto da torcida do Santos. No tempo em que ficou no país, inclusive, conseguiu alcançar a lista de jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro.

Neymar garante o título de polêmico por uma série de fatores. Um deles é justamente a fama de cai-cai, fazendo ceras e cenas em faltas que muitas vezes não são lá grandes coisas – ainda que, em muitos casos, realmente sejam perigosas. A outra, é a personalidade forte que, inclusive, rendeu uma briga com o técnico Renê Simões.

Thiago Neves

E para finalizar a lista de jogadores mais polêmicos do futebol brasileiro, temos alguém que entrou para essa lista já no fim de carreira. Estamos falando de Thiago Neves que, apesar de ter sido um atleta relativamente bem ponderado durante a carreira, simplesmente avacalhou nas suas passagens por Cruzeiro e Sport.

Thiago Neves já chamou jornalista de “mongol” e “maluco”, já fez piada sem graça com rival citando a tragédia na barragem de Brumadinho e até provocou ex-clube em má fase depois que saiu brigado com a torcida. Foram muitas polêmicas em pouco tempo.