154 torcedores são presos por gritos antissemitas

Neste sábado (6), 154 torcedores foram presos na Holanda.

O motivo? O grupo estava a caminho da Johan Cruijff Arena, para assistir à partida entre Ajax e AZ Alkmaar no Campeonato Holandês e esses torcedores começaram a entoar cantos antissemitas (contra a comunidade judaica) no metrô de Amsterdã.

Após serem avisados para parar de cantar, a polícia local os levou para a delegacia e emitiu um comunicado sobre o fato:

“Os torcedores foram avisados várias vezes para pararem de cantar. O metrô estava a caminho da Johan Cruijff Arena, mas parou na estação Strandvliet por volta das 19h30 [14h30, no horário de Brasília]. Todos os torcedores que cantaram foram presos”

O Ajax tem grande ligação com a comunidade judaica e por conta disso é comum ver na arena do clube bandeiras e cantos que exaltam isso.

Além disso, bandeiras e faixas contendo a bandeira de Israel.

Por outro lado, isso faz com que os torcedores rivais como forma de provocação, onde eles apelam, para o antissemitismo.

A cidade de Amsterdã tem forte ligação com a comunidade judaica. Em 1940 quando o país foi invadido pela Alemanha Nazista, mais de 100 mil judeus viviam no país.

O jogo

A partida, no entanto foi sem muitas coisas a se comentar. O jogo terminou em 0 a 0 e o Ajax segue em terceiro colocado na competição nacional, enquanto o AZ é o quarto. O líder e provável campeão é o Feyenoord com 76 pontos.